• Carregando...

Os preços das viagens, de hospedagem e de serviços somam-se aos temores pela insegurança pública na diminuição do ímpeto dos turistas para a Copa do Mundo. Claro que isso não significará o fracasso do empreendimento, já que a paixão do torcedor é maior do que tudo e mesmo os fatores que estão assustando os turistas poderão ser superados.

Estão sendo montados esquemas alternativos mais baratos para acompanhar as seleções fugindo do roteiro oficial oferecido pelos pacotes de viagem. Talvez em menor número do que foi projetado pela Fifa e pelo próprio governo brasileiro. Como quase tudo no Brasil é mais caro – pela excessiva carga tributária – do que no resto do mundo, as companhias aéreas e os hotéis indicam significativa elevação nos preços e nas taxas para o período do Mundial.

Entre as ações dos vândalos mascarados, que invadem as avenidas centrais das duas maiores cidades do país, e dos bandidos, que ameaçam em nome da quadrilha PCC, a sociedade assiste, aterrorizada, o incansável, mas aparentemente desorganizado trabalho da polícia militar. Talvez adormecidas por anos sem manifestações dessa natureza, as autoridades precisam desenvolver a capacidade de conter, com o mínimo de conflito, as facções violentas.

As agências de informação e as forças armadas também não devem perder de vista a montagem de um plano preventivo antiterror durante a Copa do Mundo. A recente visita do Papa apresentou uma sequência de erros na organização que teve repercussão internacional na demonstração de despreparo do país para grandes eventos.

Atletiba

A dupla paranaense terá compromissos difíceis: o Coritiba recebe o líder Cruzeiro e o Atlético visita o Goiás. Desde que a sua equipe perdeu o fio da meada e desandou na classificação tornou-se missão espinhosa fazer projeções das partidas do Coritiba. De líder invicto nas primeiras rodadas, o Coxa virou candidato ao rebaixamento e o transitório Péricles Chamusca, como mostrou elaborada matéria de sexta-feira da nossa editoria Esportiva, entrou para a história recente do clube como o treinador com o mais baixo índice de aproveitamento.

Como vem jogando mal e terá pela frente o Cruzeiro em grande fase, só mesmo muita superação dos jogadores para conduzir o Coritiba à vitória.

O Goiás venceu o Vasco e aumentou o cacife para lutar por uma vaga na Libertadores, por isso o confronto de logo mais, no Serra Dourada, reveste-se de grande importância porque o Atlético alimenta o mesmo desejo.

Como dizem os matemáticos populares da bola, esse poderia ser apontado como um jogo de "seis pontos", mas ele vai além da simples pontuação, pois reúne times do considerado bloco intermediário que estão apresentando futebol com qualidade suficiente para credenciá-los a voos mais ousados na competição. Bom jogo à vista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]