• Carregando...

A seleção está evoluindo e Kaká e Luís Fa­­bia­­no, que decepcionaram na estreia, jogaram muito bem no triunfo sobre a Costa do Marfim. O jogo poderia ter sido mais fácil para o Brasil se o árbitro francês Stephane Lannoy mostrasse competência para apitar em uma Copa do Mundo. Ele deixou de assinalar dois toques no braço de Luís Fabiano no segundo gol e ainda deu explicações para o atacante, reforçando a falta de visão ao confirmar que não percebeu a irregularidade no lance. E durante o jogo inteiro foi conivente com a violência dos africanos, im­­pedindo a evolução da equipe verde-amarela. O clima se acirrou, culminando com a expulsão de Kaká.

Tecnicamente, a Costa do Marfim mostrou um futebol meia-boca e tentou se impor na força física com os jogadores brasileiros revelando pouca malícia ao entrar na esparrela do adversário. No gol de Drogba, nova falha da zaga bra­­sileira.

De positivo tivemos a recuperação técnica de Kaká e o oportunismo de Luís Fabiano, sem que o conjunto do time tenha empolgado diante do baixo rendimento da dupla de volantes – Gilberto Silva e Felipe Melo –, que se limitou a combater e a trocar passes laterais, sem qualquer criatividade ou mesmo tentativa de municiar o ataque com competência técnica.

Maicon rendeu bem, sendo que Lúcio e Juan estiveram em bom nível, porém, falhos no lance do gol; Michel Bastos foi fraco no desarme e sem ação como componente da engrenagem ofensiva da equipe; Elano, operoso como sempre, é aquele tipo de jogador tático que todo técnico gosta de ter no time e Robinho ajudou sem ser brilhante. Júlio César fez pelo menos duas defesas portentosas e não teve culpa no gol sofrido.

A vitória foi psicologicamente positiva e a classificação antecipada para as oitavas de final mostrou que, dentro da suas possibilidades, a seleção está no caminho certo e deverá evoluir a ca­­da novo degrau que for su­­bindo.

Devemos lamentar, apenas, a exclusão de Kaká na partida com Portugal, pois ele só recuperará plenamente a forma atuando com intensidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]