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Suzuka sempre proporcionou corridas emocionantes, ou por ser a definição de um campeonato ou pelo traçado que separa "homens de meninos" na Fórmula 1. Este ano não foi diferente, mas a prova foi movimentada desde a largada através de batidas. Primeiro Petrov faz um strike, levando com ele Hulkenberg. Depois Massa acaba se enroscando com Liuzzi. Mesmo com o Safetty car na pista podíamos prever uma briga boa entre Kubica e Webber pela segunda colocação, mas o carro do polaco perde a roda ainda antes da relargada.

Depois o que vimos foi uma corrida técnica de Vettel, Weber e Alonso. Aliás, Felipe Massa deve ter ficado chateado, claro, mas também não faz questão nenhuma de ajudar a equipe na luta por Alonso no Mundial. A vitória roubada no GP da Alemanha ainda dói.

A surpresa mesmo foi Kamui Kobayashi. O "Samurai" fez uma corrida com a faca nos dentes. Colocando o carro de lado, passando gente na raça e mostrando que com um pouco de vontade dá para ultrapassar sim! Kamui foi premiado com a sétima posição. Até merecia mais, mas o carro também não ajuda muito.

Outro que fez uma corrida espetacular foi Hamilton. Largou em quinto por ter trocado a caixa de cambio, e fazia uma corrida perfeita e seguramente iria tentar passar Alonso nas voltas finais, mas justamente o novo câmbio traiu o inglês, Lewis ficou sem a terceira marcha nas voltas finais e se arrastou no final, chegando em quinto. Para a corrida não foi um resultado ruim, mas para o campeonato foi péssimo. As coisas ficaram mais difíceis agora.

Quem decepcionou foi a Williams. Apesar de perder um carro loco na largada, a equipe inglesa se mostrava durante o fim de semana intero como a melhor do "resto". Barrichello fez uma corrida decepcionante, se esperava um sexto lugar do time, mas não era veloz em momento algum na prova. Nem com pneus duros, nem com os macios. Esses dois pontos foram poucos. A equipe vem evoluindo corrida após corrida, mas no Japão decepcionou muito. Vale ressaltar que essa evolução se deve muito ao trabalho de desenvolvimento que Rubens está fazendo.

Por último Michael Schu­­­macher: ainda mostra porque foi 7 vezes campeão. Michael não esqueceu como se guia. A sexta posição e a constante pressão nas voltas finais para passar seu companheiro, Nico Rosberg mostram isso. Só precisa de um carro que se adapte ao seu estilo de pilotar. Nada mais.

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