• Carregando...

Deus escreve certo por linhas tortas, um dito de para-choque de caminhão, era frase feita comum na minha infância. Nessa época os adultos usavam clichês didáticos para não se comprometer com supostas perguntas embaraçosas das crianças. O que me intrigava, porém, era que dona Nely Holzmann – meiga e delicada professorinha do "Grupo Escolar Mercês" (com todo o respeito!) – recomendava que usássemos caderno de caligrafia.

Nele as linhas eram rigorosamente retas e paralelas. Ora, pensava, mas se Deus que é exemplar escreve por linhas tortas, porque deveríamos ser diferentes? Percebi então que pelo caminho de alunos comuns, não seríamos deuses. Nunca. Pior, ingenuamente deduzi que eu poderia escrever errado, desde que as linhas não fossem tortas.

Hoje não sei se Deus escreve certo ou errado, mas creio que entendi a mensagem... amado mestre. Petraglia, por exemplo, foi um deus que de certa forma agiu conforme o mandamento divino. No ano passado rachou com Hélio Cury e pelas linhas tortuosas foi às finais do Regional com um time, e com outro chegou na Libertadores. Nesta temporada, clubes de todo o Brasil deslizam na esteira petragliana, usando os regionais para alongar os "sub" alguma coisa.

Este alongamento, num sentido lato, deu certo. No mesmo embalo, aproveitei para esticar minha pré-temporada. Alonguei o ócio. Se criativo, não sei. Mas foi bom. Como bom também é voltar para o universo da bola.

Chego aqui e encontro um alvoroço em torno da Arena da Baixada para Copa. Parece obnubilar o Atletiba de amanhã. Não deixa de ser uma ótima pauta e rende matéria, é verdade, mas não haverá surpresas quanto ao "sim" da Fifa. Claro que teremos jogos no Joaquim Américo. Estádio nenhum foi descartado meses antes de começar o evento. Acompanhei este filme algumas vezes – Olimpíadas de Atenas, Copa da África do Sul, Pan de Santo Domingos, e por aí vai.

No Ellis Park, de Johannesburgo, ajeitaram puxadinhos pra todos os lados, e havia até uma pinguela que servia de acesso da sala de Imprensa ao estádio. Para atravessar com segurança, somente trapezistas do Cirque du Soleil. E ali foram realizados vários jogos. A Fifa é como o leão da Metro: dá três urros e o resto é fita. A Copa será jogada na Baixada, sim. Depois é só delícia: Espanha e os coadjuvantes. O importante é quem e como será paga a conta.

Alongamento como exercício físico melhora a flexibilidade. Previne lesões. Relaxa o corpo e a mente. Ativa a circulação. Melhora a respiração, mas vamos alongar também a percepção. A seriedade. O altruísmo. A honestidade. A dignidade. Alongamento não tem contra indicação. Efeitos colaterais prosperam sim é na malandragem, na arrogância e na inveja. Aí, esquece. Deixa atrofiar.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]