• Carregando...

Cada vez mais se comprova a inutilidade dos campeonatos estaduais. Fracos em todos os sentidos, disputados por times montados à base dos mercenários da bola, servem para nada. Antes de prosseguir, cabe definir o termo "mercenário": "É aquele que serve ou trabalha por um preço ou salário ajustado. Trabalha não por zelo, mas por interesse de fazer jus à paga; interesseiro".

Eles, os "mercenários", existem no futebol porque a estrutura viciada dos clubes e federações permite. É a simples consequência de um calendário absurdo que tem como objetivo privilegiar a ganância financeira do sistema. Calendário com um número exagerado de espetáculos de má qualidade, produzidos pela falta total de critérios na elaboração e planejamento das competições.

Falta coragem para mudar. Romper supostas tradições que têm supostos pesos na hora de decidir. Após o empate com o Ituano, só para citar um exemplo, o treinador Muricy Ramalho reclamou do cansaço de Diego Souza por causa das viagens. Ora, o Palmeiras jogou apenas a terceira partida da temporada e fez apenas uma viagem no meio da se­­mana para Presidente Pru­­dente. Um voo de menos de uma hora de duração.

Parece um choro descabido de Muricy, mas não é! Ele tem razão ao lembrar que a pré-temporada não faz parte do calendário como os vários torneios e campeonatos. Cumpre-se a lei aplicando férias de 30 dias aos jogadores, mas quando elas acabam eles vão direto para o campo, disputar jogos e mais jogos, com intervalos de três ou quatro dias, no má­­ximo.

O país está povoado de clubes empresas, mantidos como negócios lucrativos para poucos. E, todos eles precisam ser inseridos no calendário. Diante deste quadro, para que pensar em pré-temporada? Utopia (o que está fora da realidade, que nunca foi realizado no passado nem poderá vir a sê-lo no futuro. Plano ou sonho irrealizável ou de realização num futuro imprevisível; ideal. Fantasia, quimera). Jogadores são objetos de desejo do mercado e precisam ir para a vitrine o quanto antes. Por que perder tempo com pré-temporada?

Personagem: Robinho

Mal na Inglaterra, o craque do Manchester City entrou na lista de reforços do Santos. É mais uma estrela para o futebol brasileiro, que já viu os retornos de Ronaldo, Adriano, Roberto Carlos e até Juninho Paulista. Robinho acha que sua posição na seleção está ameaçada e o Santos pode salvá-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]