• Carregando...

Se o Fluminense não for campeão, será grande surpresa.

A apatia de Palmeiras e São Paulo nos últimos jogos, um fato claro, que muitos não enxergam ou não querem enxergar, não desmerece as belas campanhas dos três candidatos ao título. Palmeiras e São Paulo provavelmente perderiam, mesmo se fossem mais vibrantes.

Justificar o pouco empenho dessas equipes somente com a falta de motivação seria como dizer que a rivalidade é a única causa da violência nos estádios e de torcedores pedirem para seus times perderem, o que é uma aberração. São questões mais complexas. A maioria dos jogadores de Palmeiras e São Paulo lutou pela vitória, para mostrar que são dignos. A apatia da minoria fragilizou o conjunto.

O Brasileirão foi, mais uma vez, equilibrado e emocionante. Teve belos gols e muitos bons jogadores. Por outro lado, foi excessivamente corrido e brigado. Técnicos e comentaristas estão eufóricos com o fato de jogadores brasileiros correrem mais que os europeus. É o novo futebol brasileiro. Um retrocesso.

Existe hoje no Brasil um ex­­cesso de lançamentos longos para companheiros bem marcados e de cruzamentos para a área, para se livrar da bola. Os jo­­gadores cavam faltas para jogar a bola no gol. A torcida vibra. Basta um adversário chegar perto para um jogador dar um chutão para frente. A bola vai e volta rapidamente. Há pouca troca de passes. É o jogo intenso.

As partidas estão muito tu­­multuadas, dentro e fora de campo. Enquanto os torcedores brigam na arquibancada, os jogadores brigam com os companheiros, com os adversários, com os árbitros e com a bola. Os árbitros, por ineficiência técnica e para mostrar autoridade, são muito intervencionistas. Influenciam demais nos resultados.

Parte da imprensa está mais preocupada em aumentar a audiência de seus programas esportivos, jornais, blogs e Twit­­ters, e tantas outras coisas estranhas que existem por aí, do que valorizar e cobrar bons espetáculos e criticar as mazelas e falcatruas que ocorrem dentro e fora de campo, nos clubes, nas federações, na CBF e na Fifa.

Um leitor me perguntou se existe diferença entre a imprensa da época em que joguei e a atual. O ser humano é o mesmo. Mas como o número de pessoas envolvidas com o esporte é hoje muito maior, há, obviamente, mais jornalistas brilhantes e também mais chapas brancas e/ou que não entendem de futebol. Isso ocorre em todas as atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]