• Carregando...
Hélio responde por sonegação de impostos e evasão de renda. Julgamento pode durar seis semanas | John Riley / Reuters
Hélio responde por sonegação de impostos e evasão de renda. Julgamento pode durar seis semanas| Foto: John Riley / Reuters

O júri que vai analisar a acusação de sonegação de impostos e evasão de renda contra Helio Castroneves é composto de sete mulheres e cinco homens. A definição do grupo veio nesta segunda-feira (2), em Miami. Os advogados de acusação e defesa farão suas declarações iniciais nesta terça.

Helinho, sua irmã Katiucia e o advogado Alan Miller são acusados de cometer sete infrações diferentes por sonegação de impostos e evasão de divisas. Cada uma prevê pena de até cinco anos de prisão.

Nesta segunda, muitos dos jurados em potencial revelaram que já conheciam Helio Castroneves ou por seu desempenho nas pistas (é bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis) ou pelo seu título no programa de TV americano "Dançando Com as Estrelas".

Uma das pessoas entrevistadas pelos advogados admitiu que votou 12 vezes para que o brasileiro vencesse no programa de TV.

"Eu era um fã enorme", disse o homem, que não foi escolhido para formar o painel de jurados, segundo informa a agência de notícias "Associated Press".

Os advogados concentraram suas perguntas aos jurados em potencial em duas áreas: se estes confiavam em profissionais reconhecidos na hora de elaborar suas declarações de renda e se esperavam pagar o menor valor possível permitido por lei.

Castroneves, sua irmã e Miller alegam que não sonegaram impostos intencionalmente e que confiavam em especialistas para administrar seu dinheiro. Castroneves também afirma que seu pai controlava uma empresa panamenha chamada Seven Promotions, e que o dinheiro recebido por esta não era da responsabilidade do piloto, mas de seu pai, administrador da carreira do filho há mais de dez anos.

O julgamento deve durar cerca de seis semanas, por isso a equipe Penske já contratou o australiano Will Power para substituir Castroneves. A temporada da Fórmula Indy começa dia 5 de abril, com o GP de São Petersburgo, no estado americano da Flórida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]