• Carregando...
Os colegas de Ximena Suárez do voo fatídico. Miguel Quiroga, o piloto morto, é o segundo da direita para a esquerda. | /
Os colegas de Ximena Suárez do voo fatídico. Miguel Quiroga, o piloto morto, é o segundo da direita para a esquerda.| Foto: /

A comissária de bordo Ximena Suárez Otterburg, uma das seis pessoas sobreviventes da tragédia do avião da Chapecoense, usou o Facebook para defender o piloto e dono da empresa Lamia, Miguel Quiroga, 36 anos, de ter sido o responsável pelo acidente que vitimou fatalmente 71 pessoas.

O boliviano, que também morreu na queda, tem sido acusado de voar com a delegação brasileira no limite da autonomia do avião, sem previsão de parada para reabastecimento, o que teria motivado a pane seca ao chegar em Medellín. Ele é apontado como culpado pelo acidente por parentes de algumas vítimas.

LEIA MAIS: Conheça os 19 jogadores que morreram na tragédia da Colômbia

Num tom de desabafo e postando o título “Verdade! Em memória do meu comandante!”, a boliviana publicou um texto em português no qual pede para que ‘Micky’, como Miguel era chamado pelos familiares e amigos, não seja julgado “como um assassino, um monstro”. Mas como um ser humano normal que tem seus defeitos.

Post publicado pela sobrevivente Ximena Suarez na sua conta do Facebook.Reprodução/Facebook

“É fácil julgar! Então hoje o piloto se tornou o vilão...tornou-se o assassino... Então a culpa é do piloto... hoje o piloto é um pão duro... São tantas as culpas que este piloto hoje traz, depois de ter sido homenageado como as outras vítimas (logo após o acidente) ”, escreveu nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Choro, chuva e dor: velório coletivo marca início do adeus de familiares da Chapecoense

Ximena diz que o piloto morreu como um herói ao permitir, na visão dela, “que os outros tripulantes pudessem ter um enterro digno e suas famílias pudessem dar um último adeus da forma que realmente merecem”. Ao que parece, a comissária tenta justificar uma possível tentativa de Quiroga em evitar um impacto ainda mais grave.

“Por que apontar o dedo sem olhar e imaginar que ele como todos os seres humanos normais são defeituosos? Por que não te calas? Por que não parar de culpar? Para com isso! Pensa”, desabafou a sobrevivente, que ainda está sob cuidados médicos num hospital em Medellín.

Na postagem, ela ainda pede respeito à dor dos familiares do compatriota. E reforça o fato de Quiroga não estar vivo para contar sua versão sobre o que aconteceu.

LEIA TAMBÉM: Plano de voo da Chapecoense indica possível ação penal contra responsáveis pela tragédia

“Minha gente, este pobre homem também morreu, não saiu ileso, não sobreviveu para voltar para sua casa ou simplesmente nos contar a sua versão sobre o fato ocorrido, porque julgar tanto alguém que não pode se defender? Porque magoar tanto a sua família com comentários desnecessários e dolorosos?“, escreveu Ximena.

Horas antes, a comissária fez uma homenagem à Chapecoense:

Postagem de Ximena Suárez, com uso do tradutor para o Português.Reprodução/Facebook

Confira abaixo o texto completo de desabafo postado no Facebook por Ximena Suarez:

“Ajuda-me a #compartilhar!

É fácil julgar! Linda imagem!

Então hoje o piloto se tornou o vilão.

Então hoje o piloto tornou-se o assassino.

Então hoje é culpa do piloto.

Então hoje o piloto era o pão duro.

Então hoje o piloto ficou irresponsável.

São tantas as culpas que este piloto ‘ hoje traz, depois de ontem ter continuo honrado como um herói!

Ontem era o homem, era o melhor, era o monstro, o super, o admirado por todos né? A verdade é que nunca estamos satisfeitos, a verdade é que sempre preferimos julgar, a verdade é que nunca deixamos de ir pela cabeça dos outros.

Minha gente este pobre homem também morreu, não saiu ileso, não sobreviveu para voltar para sua casa ou simplesmente nos contar a sua versão sobre o fato ocorrido, porque julgar tanto alguém que não pode se defender? Porque magoar tanto a sua família com comentários desnecessários e dolorosos?

Porque apontar o dedo sem olhar e imaginar que ele como todos os seres humanos normais são defeituosos? Porque não te calas? Por que não parar de culpar? Pára com isso! Pensa.

Desde quando a notícia deste grave acidente, foi confirmado que estamos a ver homenagens, textos de reflexão sobre a vida ou sobre os nossos comportamentos, desde ontem estamos recebendo imagens ou vídeos que tentem fazer-nos mudar a nossa forma de agir e de pensar, e nós ao em Vez de tentar amadurecer com a dor, simplesmente nos tornamos piores, pois julgamos sem saber, nós sem verdades, estudamos coisas sem pensar. Será que tudo isto que aconteceu não doeu? Não te fez refletir? Não te vez ver a vida de outra maneira? Por favor! Vamos respeitar, vamos ter compaixão, procuremos entender, vamos crescer em pensamentos e atitudes.

Como eu disse em um post ontem, Deus não permite que nenhuma folha cai de uma árvore sem ter um motivo, pois bem! Infelizmente a vida não é eterna, infelizmente, não podemos desviar da rota final que todos teremos um dia, infelizmente, todos nós somos passageiros da nave a bordo chamado vida. Infelizmente, quando chega a hora não tem como fugir dela. Assim que, se o piloto foi ou não culpado aprende a calar a boca, aprenda a respeitar porque nem sequer vivo está. Este homem tinha sonhos, metas, tinha família, tinha filhos, amigos, este homem amava o que fazia e lutou muito para poder dar o seu nome e fazer história na aviação boliviana. Nada disso foi em vão, tudo na vida tem um motivo e um porque, e nós não podemos fazer nada.

Este piloto para mim sim morreu como um herói, e não digo isso só porque ele tem a mesma nacionalidade que eu no sangue, mais sim porque ele ainda permitiu que os outros tripulantes pudessem ter um enterro digno e suas famílias possam dar um último adeus A eles da forma que realmente merecem.

Este piloto tem o meu respeito e sinceramente este piloto não morreu só hoje voa mais alto e sobre o equipamento que ela levava rumo a conquistar um título tão sonhado estão subindo sim a série, sério para o céu, rumo ao time de Deus! Micky Quiroga.

#Chapecoensesubindoaserie

#Chegandoaoceu

#Mickynaomorreusoaprendeuavoarmaisalto

#Deusosrecebaemsuasantagloria”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]