• Carregando...

Técnicos e jogadores são sempre alvo de discussões. Os motivos não são exclusivamente o desempenho em campo, mas muitas vezes o que eles falam fora de campo. Acompanhe, abaixo, alguns dos comentários mais marcantes da Copa do Mundo.

- "Tenham bom senso. Ele não é um herói, é um mero trapaceiro. Que mão de Deus? Foi a mão do demônio", disse o técnico sérvio de Gana Milovan Rajevac sobre o atacante uruguaio Luis Suárez que impediu com a mão um gol no último minuto na prorrogação nas quartas de final da Copa do Mundo. A "mão de Deus" de Suárez impediu que Gana se tornasse o primeiro time africano a chegar nas semifinais da Copa do Mundo.

- "Nós estamos nos sentindo como um país pequeno para o futebol e isso dói. Não há nada a dizer além de que é uma catástrofe", disse o capitão da França Patrice Evra ao resumir a embaraçosa campanha dos vice-campeões em 2006. A França não só foi a última do grupo após chegar como favorita, mas também criou triste espetáculo com o protesto contra a expulsão do atacante Nicolas Anelka da delegação francesa.

- "Eles não querem treinar, é um escândalo. Estou me demitindo, estou deixando a Federação. Eu não tenho mais nada a fazer aqui, estou voltando para Paris", disse o gerente do time francês e diretor da federação francesa Jean-Louis Valentin após o boicote dos jogadores por conta do "Anelka-gate". A ministra de esportes francês classificou os atletas da seleção como "imaturos líderes de gangues".

- "Foi (como) um soco de Muhammad Ali. Eu não tenho força para nada. O dia em que eu parei de jogar futebol poderia ter sido similar, mas isso é muito pior", disse o técnico da Argentina, Diego Maradona, após a goleada sofrida pela Argentina por 4 x 0 contra a Alemanha, a pior derrota na Copa desde os 6 x 1 para a então Tchecoslováquia em 1958.

- "Nós sempre temos que ganhar, mas mesmo quando nós ganhamos, eles não estão felizes por que não demos um show. Se nós damos um show, eles não estão felizes, pois não marcamos seis ou sete gols. Se nós marcamos seis ou sete gols, eles então falam que o adversário era ruim", afirmou o técnico brasileiro Dunga, dizendo que a imprensa nunca está satisfeita.

- "Quatro anos atrás, nós éramos campeões. Hoje, estamos jogando como bodes", disse o meio-campista italiano Gennaro Gattuso em um comentário completamente honesto sobre a campanha terrível do time que foi eliminado na fase de grupos.

- "Ele não consegue cuidar dos seus próprios filhos. Eu não sei como ele consegue trabalhar no campo", disse a mulher do árbitro da final da Copa do Mundo Howard Webb antes da partida.

- "Gols, como uma lenda do futebol contou para mim uma vez, são como ketchup. Algumas vezes, por mais que você tente, ele não sai. Mas quando sai, sai muito de uma só vez", disse o jogador mais caro do mundo Cristiano Ronaldo antes da estreia de Portugal na Copa. O desempenho de Ronaldo no torneio foi, no máximo, sem brilho, com o jogador marcando apenas um gol.

- "Ninguém consegue fazer como eu fiz! A minha foi a primeira, totalmente improvisada. Você precisa de ritmo natural, de movimentos dos quadris. O segredo é a espontaneidade, e precisa ser pessoal, algo seu. Claro, antes, você precisa marcar um gol, não se esqueça disso!" disse Roger Milla sobre a sua famosa comemoração de gol. A dança de Milla na bandeira de escanteio ficou tão famosa quanto os seus gols que ajudaram aos Camarões a chegar nas quartas de final da Copa de 1990.

- "A Inglaterra inventou o futebol, mas a Alemanha vai vencer" - diz uma velha piada que foi usada na Copa do Mundo para descrever a vitória humilhante da Alemanha por 4 x 1 contra os ingleses na segunda fase do torneio.

- "Eu sou um romântico à moda antiga. As pessoas podem pensar que eu tenho cara de mau, mas eu gosto de mandar cartões e flores para a minha esposa e gosto também de receber esses presentes", disse Felipe Melo tentando provar que não é tão durão.

- "Futebol é como um cobertor curto: ou cobre a sua cabeça ou cobre os seus pés", disse o técnico do Uruguai Oscar Tabárez sobre os problemas na defesa da Coreia do Sul antes de vencer os asiáticos.

- "Não teria sentido não reabrir as discussões sobre a tecnologia na linha do gol", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, após receber reclamações de Inglaterra e México.

- "Bem, é um polvo", disse o zagueiro espanhol Carlos Marchena sem mostrar emoções quando questionado sobre a previsão do polvo que a Espanha iria vencer a final. O polvo famoso acertou o resultado de sete partidas da Alemanha na Copa do Mundo ao se posicionar sobre dois contêineres com bandeiras diferentes neles.

- "Eu sei que, algumas vezes, eu passo os limites. É algo que venho pensando muito e sei que é algo que todos os brasileiros estão preocupados. Meu pai sempre pega no meu pé por conta disso, ele não para de me lembrar disso", disse o meio-campista do Brasil Felipe Melo antes da Copa do Mundo, comentando sobre a importância de não ser expulso. Durante o torneio, ele foi expulso contra a Holanda por pisar num adversário.

- "Quando eles mostram os melhores momentos de 1970, você só vê as partes boas. De 1958, só as partes boas, de 1962, também, só as partes boas. Se nós pegamos o time atual do Brasil e só mostrarmos as melhores jogadas, os torcedores vão achar que o time é espetacular. Mas, hoje, eles mostram tanto os momentos negativos quanto positivos", reclamou Dunga.

- "Nós aprendemos com os nossos erros que cometemos e os erros que vimos os outros cometer. Tentamos evitar todos eles. Este é o processo de cometer um erro e evitar cometê-lo novamente, ver como os outros estão errando para evitar cometer os mesmos erros. É um processo que não é estável e não pode ser medido", disse o incompreensível técnico chileno Marcelo Bielsa sobre a importância de se aprender com os erros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]