• Carregando...

O Brasil é o favorito destacado a conquistar o título da Copa do Mundo da África do Sul, muito à frente de Espanha e Inglaterra, por exemplo. É isso o que diz uma projeção feita pelo Banco de Investimentos Suíço (BIS), publicada nesta quinta pelo jornal inglês "The Telegraph". Segundo os cálculos, o time de Dunga tem 22% de chances de se sagrar campeão, enquanto ingleses e espanhóis têm apenas 4%. O concorrente mais próximo dos brasileiros seria a Alemanha, com 18%.

A projeção leva em conta resultados históricos das seleções e também os desempenhos recentes, devidamente "pesados" de acordo com o tamanho dos rivais e as circunstâncias em que as partidas são disputadas. Desta forma, o Brasil, que perde para a Espanha na preferência dos apostadores ao redor do mundo, destaca-se na projeção dos suíços.

"Os torcedores podem achar que os campeões europeus (Espanha) estão sendo subjugados pelo modelo proposto pelo BIS, e os nossos leitores ingleses podem pensar o mesmo. Mas a verdade é que nas três últimas copas, Inglaterra e Espanha não passaram das quartas. O Brasil tem então a maior chance (de ganhar)", explica nota divulgada pelo banco.

As tabelas quantitativas e econométricas do BIS apontam um dado ainda mais surpreendente. A seleção com mais chances de chegar à segunda fase é a África do Sul, com 78%. Apesar de ter um time fraco e de dividir o grupo com França, México e Uruguai, o BIS vê boas chances de um mínimo sucesso aos Bafana. Curiosamente, o percentual é maior até que o do Brasil, que teria 74% de chances de ir às oitavas.

Como respaldo à projeção, está o estudo semelhante feito para a Copa de 2006. À época, o BIS apontou a Itália como favorita, e a Azzurra acabou campeã.

Confira os principais favoritos ao título da Copa de 2010, segundo o BIS:

Brasil - 22%Alemanha - 18%Itália - 13%Holanda - 8%França - 6%Argentina - 5%Espanha - 4%Inglaterra - 4%

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]