• Carregando...
Hugo Almeida é saudado por Cristiano Ronaldo | Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Hugo Almeida é saudado por Cristiano Ronaldo| Foto: Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A estreia do Brasil na Copa do Mundo será contra a Coreia do Norte, daqui a uma semana, mas o duelo diante de Portugal, dia 25, preocupa. Por isso, os ex-iogadores Jorginho e Taffarel, auxilares do técnico Dunga, marcaram presença na vitória dos lusos por 3 a 0 sobre Moçambique, em amistoso realizado nesta terça-feira, em Johannesburgo.

O terceiro rival da seleção no Mundial da África do Sul começou com Cristiano Ronaldo no banco, após o corte do atacante Nani por causa de uma lesão no ombro. A partida foi o último teste dos portugueses antes de enfrentar a Costa do Marfim, dia 15, pela primeira rodada do Grupo G.

Mais do que no país da Copa do Mundo, Portugal sentiu-se em casa quando entrou no gramado do Estádio Wanderers, originalmente utilizado para o críquete. O que se via era 35 mil torcedores soprando suas vuvuzelas, mostrando a força da comunidade lusa na África do Sul (estimada em 500 mil pessoas). Assim, foi possível até esquecer por alguns minutos o corte de Nani, que, machucado, assistiu à partida entre os reservas. A boa notícia do dia ficou por conta de Pepe, que disputou os últimos 15 minutos, marcando sua volta aos gramados seis meses depois de sofrer uma cirurgia no joelho direito.

Até mesmo a ausência de Cristiano Ronaldo, que começou a partida no banco, foi minimizada. O nome do astro português foi gritado da mesma maneira, mas o fato de o jogador não estar em campo fez diferença no início da partida. A seleção lusa começou perdida e envolvida pela velocidade de Moçambique. No entanto, aos poucos conseguiu impor sua melhor qualidade e dominar o adversário.

Antes de uma chance de perigo, Portugal tomou mais um susto, quando o lateral-esquerdo Fábio Coentrão chocou a cabeça contra a de um jogador de Moçambique e precisou ser atendido pelo departamento médico. No entanto, o atleta do Benfica retornou à partida, e o time de Carlos Queiroz começou a chegar de forma mais consistente na metade final da primeira etapa, apesar das falhas nas conclusões.

Portugal desencanta no segundo tempo e Cristiano Ronaldo faz torcida vibrar

A melhor oportunidade dos portugueses ocorreu aos 33 minutos, quando Danny cruzou do lado esquerdo para Liedson. O brasileiro cabeceou e exigiu uma boa defesa do goleiro Lamá. Mas Portugal terminou a primeira etapa não sem antes levar um sufoco. Num contra-atque aos 39, Hagy chutou de fora da área e acertou a trave direita de Eduardo.

Depois do intervalo, nem houve muito tempo para sofrimento. Em papel de destaque, Deco passou a comandar as ações ofensivas de Portugal. Logo aos seis minutos, o brasileiro lançou Danny, que entrou em velocidade, driblou o goleiro e chutou para fazer 1 a 0. No entanto, o estádio veio abaixo mesmo e o público vibrou muito mais dez minutos depois, quando Cristiano Ronaldo apareceu à beira do campo para entrar na partida, substituindo Simão.

O astro até que se esforçou, mas, fora de ritmo, não foi bem nas tentativas de drible e chute. O destaque ficou por conta de Danny, substituto de Nani, que avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Hugo Almeida marcar o segundo gol dos portugueses, aos 29 minutos. Mas Cristiano Ronaldo não deixou o campo sem antes dar sua contribuição. O atacante chutou de longe, e o goleiro Lamá deu rebote. A bola sobrou para Hugo Almeida, que marcou seu segundo gol aos 37 minutos.

Os portugueses voltaram a vibrar com a entrada de Pepe, que disputou cerca de 15 minutos do amistoso. O alagoano de nascimento retornou aos gramados seis meses depois de ser submetido a uma cirurgia no joelho direito, quando atuava pelo Real Madrid. A volta do jogador deu nova esperança ao grupo de Carlos Queiroz no ensaio geral para a Copa do Mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]