• Carregando...
Daniel Alves, Júlio César, Lúcio e Maicon, peças chaves no esquema do técnico Dunga | Reuters
Daniel Alves, Júlio César, Lúcio e Maicon, peças chaves no esquema do técnico Dunga| Foto: Reuters
  • Confira as táticas usadas no jogo

Com mais da metade da defesa do Brasil em campo, a Internazionale de Milão segurou o Barcelona nesta quarta-feira (28) e se classificou para a final da Liga dos Campeões da Europa – mesmo com a derrota por 1 a 0.

Mais uma prova da competência de Júlio César, Lúcio e Maicon, importantíssmimos no esquema de Dunga, que precisa de uma retaguarda sólida como suporte para os contra-ataques. Porém um entrave na preparação da seleção para a Copa do Mundo: o dia 22 de maio, data da decisão contra o Bayern de Munique, em Madri, é o mesmo da apresentação dos convocados para os cinco dias de treinos em Curitiba.

Ou seja, Dunga terá de esperar pelo goleiro, o zagueiro e o lateral-direito. Sem falar no desgaste físico maior a que serão submetidos às vésperas do Mundial. Em 2006, por exemplo, o Barcelona foi campeão da Liga na final contra o Arsenal. Seu principal jogador era Ronaldinho Gaúcho, então melhor do mundo, que sentiria na Copa da Alemanha os efeitos da desgastante temporada.

A programação de treinos da seleção brasileira para a Copa da África do Sul, na qual estreará dia 15 de junho, foi montada pensando no fim dos campeonatos europeus. Entre os principais, o Alemão, o Português e o Inglês terminam no final de semana dos dias 8 e 9 de maio; o Francês, o Italiano e o Espanhol no dos dias 15 e 16. A partir daí, a grande maioria dos jogadores convocados para o Mundial estarão liberados para as suas seleções. Menos os de Inter e Bayern.

Mais prejudicada do que a preparação brasileira, ficou a alemã. Frequentemente chamados pelo técnico Joachim Löw, o goleiro Butt, o lateral Lahm, o meia Schweinsteiger e os atacantes Klose e Mario Gómez – além de Müller, Badstuber e Contento, que também esperam a convocação – atuam pelo Bayern.

Curiosamente, mesmo com a Inter classificada, a Itália não terá problemas. Afinal, não há nenhum italiano entre os titulares do time de Milão. Além dos três brasileiros, são quatro argentinos: o lateral Zanetti, o zagueiro Samuel, o volante Cambiasso e o atacante Milito. Porém, com a salada feita pelo técnico Diego Maradona em suas convocações, mesmo com a boa fase, não há certeza sobre a presença de todos na lista.

Para Maradona, aliás, a eliminação do Barça, e a consequente preservação de Lionel Messi, foi uma ótima notícia. Assim como para o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, que viu vários jogadores da sua lista livres para o início da preparação.

Outra seleção com três de seus principais jogadores presentes na final de Madri será a Holanda: o volante Van Bommel, o atacante Robben (do Bayern) e o meia Snejder (da Inter). Completa a lista o atacante de grande estrela de Camarões Samuel Eto'o (Inter).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]