• Carregando...
Dunga, agora ex-técnico da seleção brasileira, foi recebido por fãs no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Logo em seguida, foi desligado oficialmente do cargo | Crisrtiano Estrela/ Correio do Povo
Dunga, agora ex-técnico da seleção brasileira, foi recebido por fãs no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Logo em seguida, foi desligado oficialmente do cargo| Foto: Crisrtiano Estrela/ Correio do Povo

Sucessão - Teixeira demite de bate-pronto

Jorginho foi o primeiro ontem a defender a permanência de Dunga. Depois, o próprio treinador admitiu a hipótese de ficar na seleção ao chegar a Porto Alegre. As declarações dos dois no Brasil anteciparam a demissão de todos os integrantes da comissão técnica. No início da tarde, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mandou embora Dunga e sua equipe, que comandaram a seleção brasileira na fracassada campanha na Copa.

Além do treinador gaúcho, o auxiliar técnico Jorginho, o supervisor Américo Faria e o médico José Luiz Runco perderam seus cargos. Outros funcionários da confederação também sairão do corpo técnico da equipe nacional. A rápida operação montada por Teixeira para demitir Dunga começou logo após o dirigente tomar conhecimento do discurso de Jorginho pró-Dunga no saguão do aeroporto internacional do Rio. Ele disse que Dunga deveria reconsiderar a sua decisão e continuar no cargo.

Em seguida, o dirigente soube que o treinador não descartara a possibilidade de se manter no comando da equipe nacional ao desembarcar em Porto Alegre. Para evitar que o assunto se arrastasse até sua chegada ao Brasil, Teixeira preferiu demitir toda a comissão técnica. De Johannesburgo, ele telefonou para Dunga e lhe agradeceu pelos anos de trabalho. E comunicou ao treinador que ele estava fora dos seus planos para comandar a seleção no Mundial de 2014. A conversa foi curta, e o técnico não contestou o dirigente.

Dunga foi uma das mais altas apostas de Teixeira. Após a derrota do time nacional para a França (1 a 0) na Copa da Alemanha 2006, o capitão do tetra, que nunca tinha comandado uma equipe, foi contratado pelo dirigente com a missão de "disciplinar os jogadores e resgatar o prestígio da seleção’’.

O treinador se desgastou muito na CBF ao travar com a Globo uma disputa inédita contra o tradicional acesso da emissora à seleção.

A escolha do novo comandante sairá até o fim do mês.

Porto Alegre - O técnico Dunga considerou a eliminação do Brasil da Copa do Mun­­do uma "fatalidade", sustentou que a seleção assumiu a atitude adequada à principal competição do futebol e espera que ela per­­sista nessa postura. "É um trabalho que deve ser mantido para buscar os futuros resultados", afirmou, ao chegar a Porto Alegre, on­­de mora, ontem.

Aplaudido ao chegar ao estacionamento do Aeroporto Interna­­cio­­nal Salgado Filho, o treinador re­­feriu-se ao carinho dos torcedores como uma manifestação de quem viu o trabalho que foi feito e asse­­gu­­rou que não voltaria atrás nas decisões que tomou.

"É aquilo que nós tínhamos pro­­jetado desde o início, de resgatar esse amor em redor da seleção brasileira, de a seleção ser muito pa­­recida com o povo, trabalhadora, foi aquilo que fizemos", disse. "O povo viu que os jogadores estavam comprometidos, focados; ninguém viu polêmica, bagunça, (ficaram) 42 dias juntos sem ne­­nhum atrito, cada um buscando seu espaço, tentando representar o Brasil da melhor maneira".

Mesmo reiterando que o trabalho foi aquele que havia sido pla­­ne­­jado, Dunga admitiu a decepção ao falar de seus sentimentos diante da eliminação precoce da Copa do Mundo. "A sensação é que um pe­­da­­­­ço de nós ficou na África do Sul", revelou.

O técnico lembrou que nos quase quatro anos sob seu co­­mando a seleção só perdeu seis jo­­gos, foi cam­­peã da Copa América e da Co­­pa das Confederações, conseguiu a classificação para o Mundial sem so­­bressaltos e estava fazendo uma boa campanha na África do Sul, para lamentar que, "na hora em que a equipe começou a se acertar, tivemos essa fatalidade", referindo-se ao fato de o Brasil to­­mar dois gols em jogadas de bola parada, consideradas um dos pontos fortes da equipe, quando perdeu para a Holanda.

Ao final da entrevista, Dunga garantiu que não ficou com ne­­nhuma mágoa ao final do torneio. "O trabalho foi feito, cada um cumpriu o seu dever, a gente gostaria de ter ido muito mais à frente, mas o futebol é isso, tem que saber perder, saber ganhar", ressaltou, re­­correndo à linguagem esportiva. "Algumas vezes os outros ficaram chorando e nós sorrindo, alegres, desta vez foi o nosso momento".

Quando desembarcou em Por­­to Alegre, Dunga ainda não ha­­via afastado a possibilidade de continuar no comando da seleção. "Ago­­ra vamos descansar e daqui a uma semana ou duas, quando o pre­­sidente [da CBF, Ricardo Teix­­eira] voltar da África, a gente vai conversar", avisou aos repórteres que o es­­peravam no aeroporto.

Assim como na sexta-feira, logo depois da derrota, o treinador lembrou que seu projeto na seleção era de quatro anos, mas que em momento algum afirmou que o trabalho estava encerrado. "Falei desde o início que vai depender daquilo que o presidente quiser", repetiu. Pouco depois, a CBF anunciou em seu site oficial que a co­­­missão técnica estava dispensada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]