• Carregando...
O zagueiro alemão Friedrich comemora a classificação às oitavas de final: agora vem a Inglaterra | Ivan Alvarado/ Reuters
O zagueiro alemão Friedrich comemora a classificação às oitavas de final: agora vem a Inglaterra| Foto: Ivan Alvarado/ Reuters

Duelos históricos

O principal confronto da história de Alemanha e Inglaterra ocorreu na final da Copa de 1966, sediada pelos ingleses. Até hoje os alemães não engolem o gol de Hunt, primeiro na prorrogação, após o empate por 2 a 2 no tempo normal, lance no qual a bola bateu no travessão e em cima da linha. O time da casa ainda faria mais um para consolidar o título. A revanche veio quatro anos depois, nas quartas de final no México: novo empate por 2 a 2 e vitória alemã na prorrogação. Depois vieram mais dois empates. No triangular equivalente às quartas de final de 1982, na Espanha, 0 a 0. Na semifinal de 1990, na Itália, 1 a 1 e vitória alemã nos pênaltis.

  • Veja a ficha técnica do jogo Gana X Alemanha

Com um golaço de Özil de fora da área, a Alemanha vencia Gana por 1 a 0 no Soccer City e se classificava em primeiro lugar no grupo D. Como a Sérvia perdia para a Aus­­trália por 2 a 1, e mesmo o empate nesta partida não desclassificaria os alemães, eles poderiam até tomar um gol para evitar o encontro com a Inglaterra nas oitavas de final. Mas não pensaram em escolher adversário.

Quem ficou a perigo foram os ganeses. Se a Sérvia empatasse em Nelspruit, a – provável – última esperança africana também ficaria pelo caminho. No fim, veio a classificação para uma chave de mata-mata na qual pelo menos um azarão estará nas semifinais. Gana enfrentará os Estados Uni­­dos. Quem ganhar, pega o vencedor de Uruguai e Coreia do Sul.

Sob uma cobrança maior do que o adversário, a Alemanha ainda tenta entender qual a sua posição na Copa. Depois de golear a Aus­­trália e ser considerada a me­­lhor seleção da primeira rodada, passou pelo desastre da derrota para a Sérvia antes de vencer o jogo equilibrado de ontem. "Foi uma partida intensa, na qual muitas coisas não funcionaram tão bem. Mas finalmente estamos classificados. Teremos uma grande partida nas oitavas e estamos ansiosos", disse o técnico Joachim Löw.

Um dos melhores jogadores da Copa, o meia-atacante Özil comemorou muito o gol. Ainda mais após ter desperdiçado uma oportunidade clara – no momento em que Sérvia e Gana ainda empatavam e um gol dos sérvios seria fatal. "Fiquei decepcionado depois daquela chance, mas a equipe me apoiou e eu sabia que marcaria um gol", contou, não se importando por ter a Inglaterra pela frente. "Não temos medo. Sabemos do que somos capazes."

Para o técnico de Gana, o sérvio Milovan Rajevac, a preocupação é a má pontaria. O time criou muitas chances na primeira fase, mas seus dois gols foram de pênalti. "Talvez tenha faltado concentração. Espero que consigamos marcar gols no futuro", disse.

A festa começou no gramado, com uma bandeira do país. "Foi uma partida difícil, lutamos muito. Tivemos várias boas chances, mas não conseguimos aproveitá-las. Mas conseguimos nos classificar", comemorou o meia Ayew.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]