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Viaduto estaiado fez custo das intervenções na Avenida das Torres pular para R$ 156,5 milhões | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Viaduto estaiado fez custo das intervenções na Avenida das Torres pular para R$ 156,5 milhões| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

ENTORNO DA ARENA

• O projeto: adequações nas vias próximas e na Praça Afonso Botelho, pavimentação e construção de ciclovias, paisagismo, calçadas e correções geométricas das ruas (R$ 58,1 milhões).

• A realidade: o entorno do estádio custará R$ 33,5 milhões, sendo 22 mi em estruturas temporárias.

METRÔ

• O projeto: orçado em pouco mais de R$ 2 bilhões, o sistema devia transportar 650 mil passageiros/dia e ter quatro estações próximas à Baixada.

• A realidade: o custo subiu para R$ 4,5 bilhões. O lançamento do edital foi feito apenas na semana passada e deve entrar em operação em 2019.

LINHA VERDE

• O projeto: construção do eixo norte, com custo indefinido.

• A realidade: excluída do projeto. Entrou a Linha Verde Sul, a R$ 20,6 milhões. Está 82% pronta.

AV. DAS TORRES

• O projeto: melhoria no fluxo até o Aeroporto Afonso Pena. Custo estimado em R$ 12,7 milhões.

• A realidade: puxado pelo viaduto estaiado (foto), o custo subiu para R$ 156,5 milhões. Além do viaduto, a única parte pronta é a trincheira do Guabirotuba. O trecho curitibano da Avenida das Torres está em média 53% pronto. A parte de São José dos Pinhais está 39%.

AV. MARECHAL FLORIANO

• O projeto: melhoria no fluxo ao Aeroporto Afonso Pena, com construção de trincheiras e viadutos. Custo estimado em R$ 31,04 milhões.

• A realidade: o custo atual é de R$ 67,7 milhões. Em Curitiba, a revitalização da via e do viaduto da linha férrea estão com mais de 90% de conclusão, mas as obras viárias a partir do viaduto até o limite do município só foram 65% concluídas. A parte estadual, de oito quilômetros, está ainda mais atrasada, com 40%.

AEROPORTO

• O projeto: construção da terceira pista e modernização dos equipamentos. Sem custo estimado.

• A realidade: a restauração de pistas e a ampliação do sistema do pátio foram finalizadas. O terminal de passageiros terá apenas uma primeira etapa entregue antes da Copa. Conclusão apenas para 2016. O custo atual é de R$ 285,1 milhões.

RADIAIS METROPOLITANAS

• O projeto: revitalização de 1,1 quilômetro na Avenida Salgado Filho, ao custo de R$ 3,575 milhões; revitalização da Avenida Francisco Derosso, ao custo de R$ 13 milhões; construção de uma Radial até Pinhais, por R$ 9,2 milhões e duas vias até Colombo, por R$ 7,5 milhões.

• A realidade: a Salgado Filho foi excluída. As outras três obras custarão R$ 58,4 milhões e estão 61% concluídas.

ANEL FERROVIÁRIO

• O projeto: construção de uma ferrovia paralela aos contornos Norte e Sul.

• A realidade: excluído do projeto Copa.

AV. VISCONDE DE GUARAPUAVA

• O projeto: pista de rolamento e ciclovia, com investimento de R$ 6 milhões.

• A realidade: excluída do projeto Copa.

AV. CÂNDIDO DE ABREU

• O projeto: reformas e adaptações da via, para ser usada por um Ligeirão que ligaria o Museu do Olho ao Aeroporto Afonso Pena.

• A realidade: excluída do projeto Copa.

RODOFERROVIÁRIA

• O projeto: melhorias nos acessos, com R$ 5 milhões.

• A realidade: revitalização com custo total de R$ 47 milhões e está 75% concluída.

CORREDOR METROPOLITANO

• O projeto: anel rodoviário em Curitiba, ligando Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José, Fazenda Rio Grande e Araucária: R$ 157,4 milhões.

• A realidade: excluído do projeto Copa em dezembro de 2012, quando estava em R$ 505 milhões.

SISTEMA DE MONITORAMENTO

• O projeto: sistema de controle de tráfego, a R$ 10 milhões.

• A realidade: foi instalado o Centro de Controle Operacional da Urbs. Para a sua conclusão falta a instalação de 14 câmeras de monitoramento, de um total de 711, e 38 painéis de mensagens aos usuários no trânsito e no transporte, de um total de 694. O custo é de R$ 61 milhões.

FAN PARKS

• O projeto: montar estrutura no Jardim Botânico, Parque Barigui e Pedreira Paulo Leminski.

• A realidade: o Botânico e o Barigui, este por causa do risco de alagamento, foram descartados. A escolha foi pela Pedreira, após ser revitalizada ao custo de R$ 17 milhões. O consórcio vencedor da licitação para realizar a Fan Fest, que terá 70 atrações locais e quatro nacionais, cobrará R$ 3,570 milhões da prefeitura.

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