• Carregando...
Beckenbauer participou da escolha do Catar como sede da Copa de 2022 | Reuters
Beckenbauer participou da escolha do Catar como sede da Copa de 2022| Foto: Reuters

A Fifa divulgou comunicado oficial na tarde desta sexta-feira (13) para anunciar que Franz Beckenbauer, campeão do mundo com a seleção alemã como jogador (em 1974) e depois como técnico (em 1990), foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comitê de Ética da entidade.

Pela suspensão, que tem efeito imediato, ele terá de ficar afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol neste período.

Ao anunciar a punição, a Fifa informou que a decisão foi tomada porque Beckenbauer teria violado o Código de Ética do organismo ao não ter colaborado com uma investigação promovida pelo comitê apesar de ter "sua assistência solicitada em reiteradas ocasiões".

A entidade não informou neste comunicado oficial o teor da investigação, mas a mesma está relacionada às denúncias de corrupção ligadas ao processo de votação que elegeu o Catar como sede da Copa de 2022.

A Fifa ainda ressaltou que Beckenbauer foi procurado por duas vezes, primeiro por meio da tentativa de uma entrevista pessoal e depois por meio de perguntas feitas por escrito em inglês e alemão, mas não obteve resposta do ex-jogador. Ele era um membro do Comitê Executivo da entidade que votou no processo que elegeu o Catar, em 2010, como sede do Mundial de 2022.

A suspensão aplicada a Beckenbauer foi pedida por Michael J. Garcia, presidente da câmara de investigação do Comitê de Ética da Fifa, que havia tentado estabelecer contato com o ídolo alemão na semana passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]