• Carregando...
Pedreira Paulo Leminski na tarde deste domingo: mais de 4,7 mil pessoas assistiram à final | Antônio More/Gazeta do Povo
Pedreira Paulo Leminski na tarde deste domingo: mais de 4,7 mil pessoas assistiram à final| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
  • Torcida chega à Fan Fest para assistir à final da Copa do Mundo
  • Torcedora da Argentina preocupada na Fan Fest
  • Torcedor da Alemanha na Fan Fest
  • O gol da Alemanha calou os torcedores da Argentina
  • Torcedor da Alemanha comemora o gol do título na Fast Fest
  • Festa de torcedores da Alemanha em Curitiba
  • Família torce unida pela Alemanha em Curitiba
  • Argentino preocupado no fim da partida
  • Alemanha fez os brasileiros comemorarem na Fan Fest
  • Torcedor aposta em uma vitória de 2 a 1 para a Alemanha
  • Torcida dividida e muita festa na Pedreira Paulo Leminski

O sol e o clima de decisão levou 4.706 pessoas à Pedreira Paulo Leminski na tarde de domingo (13). Diferentemente do jogo entre Brasil e Holanda, quando os brasileiros chegaram à Fan Fest com cara de derrota, o público se dividiu entre simpatizantes da Argentina e da Alemanha e chegaram entoando "Mil gols" e "O campeão voltou". Alguns hermanos também estavam presentes, mas mantiveram-se discretos; uma ou duas vezes tentaram emplacar um coro de "Brasil, decime que se siente". Nenhuma das duas torcidas levou a provocação alheia a sério. Os brasileiros torcendo pela Alemanha, no entanto, cantaram durante boa parte do primeiro tempo e davam a impressão de ser maioria.

Veja fotos da Fan Fest em Curitiba

Como o zero a zero se estendeu até o fim do tempo regulamentar, a vontade de cantar e festejar foi minguando e o público manteve-se quieto a partir da prorrogação. Para boa parte dos presentes, no entanto, não interessava nem o jogo, nem a decisão. Muitos mexiam nos smartphones, tiravam selfies, fotos em grupo com as respectivas bandeiras.

Um argentino de peruca azul e branca em moicano rezava de olhos fechados aos 38 minutos do segundo tempo em meio à muvuca. Pouco menos de uma hora depois, chorava enrolado em sua bandeira. Não quis falar com ninguém, mas também não foi embora. Foi consolado por um rapaz, também argentino, com uma santa em punho e por um grupo de dez argentinos que se reuniu ao final do jogo. Enquanto Raça Negra animava o público, os rapazes choravam copiosamente. Os torcedores da Alemanha continuaram o que já estavam fazendo: bebendo chope, agitando a bandeira e tirando fotos. Apesar das provocações se estenderem após o jogo, não houve brigas.

Tranquilidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) registraram apenas uma ocorrência na Fan Fest em Curitiba. Um adolescente envolvido em uma agressão na fila de entrega das pulseirinhas. Ele foi encaminhado pela Polícia Militar por lesão corporal até a delegacia móvel na área da Fan Fest (Demafe), que poderia encaminhá-lo à Delegacia do Adolescente.

"Registramos um número baixíssimo de ocorrências em todos os jogos, algo insignificante diante de um evento de tal magnitude", avalia o Coordenador do CICCR e delegado da Polícia Federal Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia. "Desde os jogos em Curitiba até a finalização dos eventos na Fan Fest, o número de ocorrências foi inexpressivo, graças às ações integradas, que seguiram um planejamento previamente estabelecido e foram gerenciadas adequadamente".

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, no Paraná também não foram registradas ocorrências graves. "Tudo transcorreu dentro da máxima coordenação e planejamento possíveis, sem grandes distúrbios, fechando com chave de ouro no que diz respeito à manutenção da ordem, realizando um policiamento ostensivo e ao mesmo tempo cordial com todas as pessoas", destacou.

Antes da comemoração, foram bloqueadas as ruas em torno da Pedreira Paulo Leminski para organizar a entrada e posterior saída do público do local. O 20º Batalhão da PM (20º BPM) atuou principalmente na região da Fan Fest, com bloqueios de trânsito para organizar o acesso dos torcedores ao local, e também na área do entorno, fiscalizando e abordando veículos e pessoas suspeitos.

Fan Fest em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]