• Carregando...
Seleção colombiana espera ter um papel de destaque na  Copa do Mundo | Felipe Trueba/EFE
Seleção colombiana espera ter um papel de destaque na Copa do Mundo| Foto: Felipe Trueba/EFE

5 de setembro de 1993. Há quase 21 anos, a Colômbia goleava a Argentina por 5 a 0, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul-Ame­­ricanas, e se credenciava como uma das principais postulantes ao título mundial no ano seguinte. Na Copa dos EUA, no entanto, uma frustrante eliminação logo na primeira fase. Em 2014, a seleção não quer passar pelo mesmo desapontamento. O primeiro passo será diante da Grécia.

Confira as escalações de Colômbia e Grécia

A equipe comandada pelo argentino José Pékerman é considerada favorita no grupo C, que ainda conta com Costa do Marfim e Japão. O status foi conquistado graças ao sucesso de muitos jogadores em seus clubes na Europa e à ótima campanha nas Eliminatórias – La Tricolor terminou apenas dois pontos atrás da líder Argentina e garantiu o retorno ao torneio depois de 16 anos.

Nem a ausência do atacante Falcao García, tira o otimismo dos torcedores colombianos que adquiriram cerca de 55 mil ingressos para acompanhar os jogadores de perto no Brasil.

O sinal de alerta, no entanto, está ligado. O país viveu um roteiro de euforia parecido no início da década de 90, principalmente às vésperas da Copa dos Estados Unidos, em 1994. Na ocasião, foram duas derrotas em três jogos e uma inesperada volta para casa. "Não fizemos as coisas certas. Acreditamos muito em nós e pensávamos que sabíamos tudo. Por isso, saímos na primeira fase", relembrou Freddy Rincón em entrevista ao jornal colombiano El País.

A geração segue idolatrada no país – virou até inspiração para uma novela exibida na tevê aberta –, mas serve como um exemplo do que não se fazer em Mundiais. Pékerman orienta o atual elenco a ter os pés no chão, mas aposta que os seus comandados podem ter um papel de destaque em solo brasileiro.

"As expectativas são ótimas. Queremos ser protagonistas e vamos lutar para ir longe", disse, ontem, o técnico que levou a Argentina às quartas de final na Copa da Alemanha, em 2006.

O elenco tem experiência internacional. Dos 11 titulares que devem entrar em campo diante dos gregos, 9 atuam no Velho Continente, alguns em grande fase como James Rodríguez, do Monaco-FRA, e Cuadrado, da Fiorentina-ITA. "Precisamos provar com resultados que temos um time de qualidade", destacou o volante Abel Aguilar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]