• Carregando...
Ochoa salta para segurar a cabeçada de Neymar: camisa 13 saiu aplaudido de campo | Kai Pfaffenbach/Reuters
Ochoa salta para segurar a cabeçada de Neymar: camisa 13 saiu aplaudido de campo| Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

"Quando vem o cruzamento, vi que Neymar arranca e Rafa Márquez salta junto. No princípio, não achava que ele iria perder a disputa, o Neymar é menor que ele" descreve calmamente o goleiro mexicano Guillermo Ochoa ao falar do primeiro e mais importante lance da melhor partida de sua carreira.

Após Daniel Alves cruzar na área, o atacante brasileiro consegue a cabeçada no canto, ganhando a disputa com o zagueiro. Eram 25 minutos do primeiro tempo. A bola sai seca e rente à trave. A torcida preparava o grito de gol. O camisa 13, então, apenas reage.

"No momento não se pensa, é preciso estar concentrado e afortunadamente tive essa calma para fazer a defesa", completa.

Em diferentes línguas e com algumas modificações na descrição, Ochoa falou sobre o lance crucial do empate sem gols entre Brasil e México, ontem, em Fortaleza, pelo menos cinco vezes na entrevista coletiva e na zona mista do Castelão.

O arqueiro fez outras três intervenções de alto nível de dificuldade em finalizações de Paulinho, Thiago Silva e Neymar. Somadas e incorporadas ao cenário e importância do duelo, a atuação ultrapassa o corriqueiro. Entra para a história.

"Fazer isso em um Mun­­dial, contra o Brasil no Brasil, não acontece todos os dias. Foi a partida da minha vida", orgulha-se o goleiro de 28 anos, atualmente desempregado.

Titular do pequeno Ajac­­cio, da França, nas últimas três temporadas, o mexicano decidiu sair ao fim de seu contrato para buscar mais reconhecimento financeiro. Não faltarão propostas.

"No final do jogo, dei os parabéns para ele", revelou Thiago Silva, vítima da velocidade de reação do goleiro em uma cabeçada à queima roupa ontem. "Ele fez uma grande partida, uma grande temporada, mesmo com a equipe dele sendo rebaixada. Fez partidas incríveis e foi um paredão hoje [ontem]. O vilão do Brasil", complementou o zagueiro David Luiz.

Vilão para o Brasil. Herói para o México. "Ele foi o herói do jogo. Uma ótima performance", elogiou o capitão Rafa Márquez, que vê a equipe com os mesmos quatro pontos do Brasil, na ponta do Grupo A. Mesmo que a Croácia vença Camarões hoje, um empate garante El Tri nas oitavas de final. Graças a Ochoa, que só foi confirmado como titular na véspera da estreia.

"Foi uma peça muito importante. Parou muitas tentativas do Brasil. E isso mostra como nossa equipe é forte", acredita o defensor Rodríguez.

Mídia

Goleiro mexicano ganha cartaz na imprensa internacional.

Le Monde (França)

• "Brasil bate na muralha Ochoa"

O jornal mais famoso da França estampou na capa de sua versão online a grande atuação do goleiro Ochoa. O destaque é para a atuação heroica do arqueiro que garantiu o empate sem gols.

New York Times (EUA)

• "Brasil e México fazem filme sem gols"

O jornal norte-americano dá destaque ao goleiro Ochoa, dizendo que, graças ao arqueiro, o México parou o Brasil. Segundo o jornal a partida foi "uma das melhores da recém começada Copa do Mundo".

El País (Espanha)

• "México desbota o Brasil"

O periódico espanhol dá enfoque à atuação coletiva do time mexicano, que conseguiu anular o Brasil. Para o El País, a atuação do goleiro Ochoa merece menos destaque que a atuação da equipe.

France Football (França)

• "Ochoa para o Brasil"

A revista francesa de futebol destaca as inúmeras defesas do goleiro Ochoa e cita que o time que costumava dominar todos os adversários teve de se contentar com um empate sem gols e assistir à bela atuação do goleiro adversário.

Diário do México (México)

• "México memorável contra o Brasil"

Os mexicanos são generosos nos elogios à sua seleção, principalmente ao goleiro Ochoa. Classificando a atuação da equipe como memorável e a do goleiro Ochoa como colossal, o periódico rasga elogios aos comandados de Miguel Herrera.

Olé (Argentina)

• "Falem agora"

O veículo argentino, conhecido por seu conteúdo ácido e suas polêmicas, dá destaque para a pergunta feita por Felipão na entrevista coletiva, em que o técnico credita a não marcação de um pênalti em Marcelo ao marcado em Fred na estreia contra a Croácia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]