• Carregando...
Peter Odemwingie comemora seu gol sobre a Bósnia | Reuters
Peter Odemwingie comemora seu gol sobre a Bósnia| Foto: Reuters
  • Emenike disputa jogada com Sunjic
  • Torcedores nigerianos protestam contra os atentados do grupo radical Boko Haram
  • Besic recebe marcação nigeriana
  • Bósnios enaltecem o ex-atacante Sergej Barbarez em bandeira na Arena Pantanal
  • Bósnios sobem em cobrança de falta de Odemwingie
  • Musa recebe falta de Mendujanin
  • Begovic faz defesa no chão
  • Dzeko divide jogada com Enyeama
  • Peter Odemwingie chuta e vence Begovic para dar a vitória à Nigéria
  • Peter Odemwingie é festejado pelos companheiros após marcar o gol da vitória nigeriana

Com atuação destacada de Emmanuel Emenike e gol de Peter Odemwingie, a Nigéria venceu a Bósnia e Herzegovina por 1 a 0, na Arena Pantanal, na noite deste sábado (21), e acabou com as chances dos europeus de passar à segunda fase. A Bósnia ainda teve um gol de Dzeko mal anulado e uma bola na trave no último minuto de jogo.

Com a derrota, os bósnios dão adeus à competição, enquanto os africanos dependem apenas de si mesmos para se classificar para as oitavas de final podendo empatar com a Argentina. A partida foi válida pelo grupo F da Copa do Mundo.

Apostando na velocidade de seus contra ataques, a Nigéria foi sempre a equipe mais perigosa em campo. Já os bósnios, apostando na qualidade de seu meio campo — formado por Pjanic e Misimovic — mantiveram a maior parte da posse de bola, sem conseguir ser efetivos. Dzeko, a referência da equipe, esteve mal na partida e desperdiçou as poucas chances que teve. Além do gol mal anulado, ele acertou a trave de Eneyama no último minuto de jogo, mas foi só. Muito pouco para quem era visto como a esperança da equipe.

O gol de Odemwingie foi anotado aos 29’ do primeiro tempo. Após arrancada de Emenike — que infernizou a defesa da Bósnia o jogo inteiro — pela direita, Musa veio de trás e apenas completou a jogada. Safet Susic tentou alterar o rumo das coisas ao colocar Ibisevic ao lado de Dzeko no ataque, mas a equipe pouco criou.

A Nigéria volta a campo no dia 25 de julho, quando enfrenta a Argentina, no Beira-Rio. Mesmo dia em que a Bósnia enfrenta o Irã, na Fonte Nova.

O jogo

A Bósnia começou a partida apostando na posse de bola, enquanto a Nigéria tinha na velocidade sua força. E foram os africanos quem levaram mais perigo. Aos 9’, Emenike saiu da área e recebeu na intermediária. Com o movimento, Musa entrou em diagonal e ocupou seu espaço. O passe de Emenike foi açucarado, mas o companheiro de equipe falhou no domínio e desperdiçou a chance.

O zagueiro Spahic, capitão da Bósnia, estava afoito no jogo e errava em saídas de bola. Aos 10’, ele falhou e a bola ficou para Mikel, que bateu por cima do gol. O troco da Bósnia veio aos 20’, quando Dzeko recebeu na área e fez o gol. O árbitro, erroneamente, anotou o impedimento do atacante do City, prejudicando a Bósnia na partida.

Aos 29’, o gol da Nigéria. Emenike caiu pela direita e passou por Spahic. No lance, o capitão bósnio caiu e pediu falta, mas o árbitro nada marcou. Na sequência do lance, Emenike foi ao fundo e cruzou para trás para Odemwingie, que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, abrindo o placar na Arena Pantanal.

Emenike continuava infernizando o lado esquerdo da defesa bósnia, enquanto Dzeko era a principal arma dos europeus. Ainda antes do intervalo, o atacante teve três chances de finalizar, mas em todas pegou mal na bola e desperdiçou, sendo que o placar não mais se alterou na primeira etapa.

A Bósnia voltou para a segunda etapa trabalhando bem a bola, mas novamente sem contundência. A Nigéria, por sua vez, esperava pela chance do contra ataque. Aos 9’, Babatunde arriscou de fora e obrigou Begovic a realizar difícil defesa. Foi o fim da paciência de Safet Susic, que colocou Ibisevic na vaga de Hajrovic, posicionando a Bósnia com dois atacantes de referência.

Um minuto depois, ele sacou Lulic e colocou Salihovic, na tentativa de corrigir o lado esquerdo de sua equipe. Mas eram os nigerianos quem seguiam mais perigosos. Emenike seguia levando vantagem em todas as jogadas. Aos 15’, ele quase ampliou em bola na pequena área. Begovic saiu bem do gol e salvou.

Aos 18’, Safet Susic tentou sua última cartada, lançando Susic na vaga de Medunjanin. Em resposta, Stephen Keshi colocou Ameobi, um atacante descansado, na vaga de Musa. Precisando do empate, a Bósnia foi para cima e o jogo ganhou em velocidade.

Aos 31’, Susic fez boa jogada pela esquerda e bateu, mas Eneyama fez bem a defesa. A Bósnia partiu para cima e criou chances. No último minuto, Dzeko ainda acertou a trave de Eneyama, mas foi a Nigéria quem conseguiu a importante vitória.

Nigéria x Bósnia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]