• Carregando...
Jogadores do Irã fizeram o reconhecimento do campo da Arena da Baixada, em Curitiba | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Jogadores do Irã fizeram o reconhecimento do campo da Arena da Baixada, em Curitiba| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O treinador da seleção do Irã, o português Carlos Queiroz, afirmou neste domingo (15) que seu time jogará com espírito de equipe e muita garra para superar estrelas nigerianas como Mikel e Moses, que disputam a liga inglesa de futebol. Queiroz concedeu uma entrevista coletiva ao lado do capitão do time, Javad Nekounam. Os dois exaltaram a importância em disputar cada bola como fosse uma final para conseguir um bom resultado contra os africanos.

"Temos um craque também, que é o nosso espírito de equipe, nossa mentalidade. Estamos aqui mais uma vez um grupo de jogadores e pessoas que têm uma determinação muito forte. Por isso, é sempre possível sonhar", afirmou o treinador, após dizer "salam", em respeito aos jornalistas iranianos, uma saudação muçulmana.

Apesar disso, o treinador português lembrou ainda que o Irã não jogará apenas para se defender, mas arriscará quando a Nigéria der espaço. "Será um jogo difícil. Nós sabemos que a equipe da Nigéria tem muitas estrelas, craques que jogam na Europa, grande técnico e experiência. É uma grande vantagem", disse Queiroz.

O treinador ressaltou as dificuldades políticas e econômicas do Irã. Por um lado, ele considerou esses obstáculos extracampo um empecilho, já que o país não pode construir grandes estádios ou jogar contra grandes seleções com frequência. Mas lembrou que isso fortaleceu o grupo.

"O Irã é a equipe que mais enfrentou dificuldades fora do campo para estar aqui. O Irã está aqui porque conquistou o direito de estar aqui. As dificuldades de caráter econômico e político colocam a equipe em completa desvantagem em relação a outras seleções. Espero que saiamos daqui com respeito, simpatia e compreensão", disse. Após as eliminatórias, o treinador português reclamou que a federação iraniana de futebol não investia em infraestrutura e não queria pagar os valores necessários para jogar amistosos contra times de qualidade.

Desejo realizado

Já o meio campista Nekounam, de 33 anos, pouco questionado durante a entrevista, afirmou que estar no Brasil para disputar o Mundial é um de seus maiores desejos realizado. Mesmo considerando uma conquista, ele destacou sua experiência como jogador na Espanha, onde jogou no Osasuna. "Estar aqui é um dos meus sonhos. Queremos mostrar nosso desempenho e esperamos ter um bom resultado", destacou. Ele ainda afirmou não sentir pressão. O Irã nunca passou da primeira fase na Copa do Mundo.

Defesa é o ataque

Questionado sobre sua estratégia de jogar na defesa contra os nigerianos, o treinador do Irã brincou com o primeiro resultado da seleção espanhola no Mundial. "Se acreditar que bom futebol é apenas ataque, dê uma lida nos jornais da Espanha e veja o que eles acham do resultado", ironizou Queiroz, ao responder um repórter estrangeiro. Segundo o português, jogar na defesa é diferente de entrar em campo para não vencer. "Podemos jogar um bom futebol mesmo na defesa porque defender também faz parte do jogo. Se temos de defender, vamos defender. Se temos de sofrer, vamos sofrer. Outra coisa é não jogar, sem ter na mente vencer o jogo", concluiu o técnico.

Treino

Após a coletiva, os jogadores do Irã foram até o gramado da Arena da Baixada para fazer o reconhecimento do campo. A imprensa teve acesso ao treino apenas durante 15 minutos. Neste período, os jogadores apenas correram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]