• Carregando...
Encontro no Palácio das Araucárias definiu pontos importantes do esquema de segurança para a Copa | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Encontro no Palácio das Araucárias definiu pontos importantes do esquema de segurança para a Copa| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Ainda sem a presença do novo secretário estadual da Se­­gurança Pública, Leon Grupenmacher, com a agenda cheia no primeiro dia de trabalho, foi realizada na tarde de ontem no Palácio das Araucárias reunião para alinhar os procedimentos das áreas envolvidas na segurança da Copa do Mundo de 2014 no Paraná. Estiveram presentes representantes do governo estadual, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Federal e Forças Armadas.

Foram definidos, por exemplo, pontos de segurança permanente, como as concentrações das duas seleções que escolheram o estado como local de treinos – Espanha, em Curitiba, e Coreia do Sul, em Foz do Iguaçu –, e das demais que passarão pela capital paranaense para jogar – Austrália, Irã, Nigéria, Equador, Honduras, Argélia e Rússia. Pontos estratégicos como subestações da Copel e instalações destinadas à mídia também merecerão atenção especial.

Foi confirmada a criação de uma central de escoltas – que no Mundial será aplicada a seleções, comitivas da Fifa ou representantes de países, por exemplo. O teste será na próxima visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a Curitiba, no dia 26.

O dia 29 de março, aniversário de Curitiba, será o grande teste. Durante a tarde será realizado o primeiro jogo-teste na Arena, entre o sub-23 do Atlético e um adversário a ser definido. A arquibancada poderá receber 10 mil pessoas, entre operários que trabalharam na obra e sócios do clube. De noite, a movimentação será na Pedreira Paulo Leminski para o show de Roberto Carlos, com acesso de 7.500 pessoas.

"É o momento de dar problema. Para dizermos ‘olha só, não previmos isso, não estava no protocolo’. Mas sabendo que tudo é vivo, dinâmico, e poderemos ter de fazer alterações", disse Flúvio Cardinelle Garcia, delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/PR), que presidiu a reunião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]