Ainda sem a presença do novo secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, com a agenda cheia no primeiro dia de trabalho, foi realizada na tarde de ontem no Palácio das Araucárias reunião para alinhar os procedimentos das áreas envolvidas na segurança da Copa do Mundo de 2014 no Paraná. Estiveram presentes representantes do governo estadual, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Federal e Forças Armadas.
Foram definidos, por exemplo, pontos de segurança permanente, como as concentrações das duas seleções que escolheram o estado como local de treinos Espanha, em Curitiba, e Coreia do Sul, em Foz do Iguaçu , e das demais que passarão pela capital paranaense para jogar Austrália, Irã, Nigéria, Equador, Honduras, Argélia e Rússia. Pontos estratégicos como subestações da Copel e instalações destinadas à mídia também merecerão atenção especial.
Foi confirmada a criação de uma central de escoltas que no Mundial será aplicada a seleções, comitivas da Fifa ou representantes de países, por exemplo. O teste será na próxima visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a Curitiba, no dia 26.
O dia 29 de março, aniversário de Curitiba, será o grande teste. Durante a tarde será realizado o primeiro jogo-teste na Arena, entre o sub-23 do Atlético e um adversário a ser definido. A arquibancada poderá receber 10 mil pessoas, entre operários que trabalharam na obra e sócios do clube. De noite, a movimentação será na Pedreira Paulo Leminski para o show de Roberto Carlos, com acesso de 7.500 pessoas.
"É o momento de dar problema. Para dizermos olha só, não previmos isso, não estava no protocolo. Mas sabendo que tudo é vivo, dinâmico, e poderemos ter de fazer alterações", disse Flúvio Cardinelle Garcia, delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/PR), que presidiu a reunião.
União Europeia e ONU trabalham com organização islâmica para impor censura e “leis de blasfêmia”
Mais inflação a caminho: seca e queimadas estão elevando preços no Brasil
Drone é lançado contra a casa de Netanyahu no norte de Israel, diz porta-voz
Bolsonaro reafirma candidatura em 2026 durante evento de apoio a Bruno Engler em BH
Deixe sua opinião