• Carregando...
Chicharito segue sendo um dos principais nomes do México na Copa do Mundo 2018 | JORGE GUERRERO/AFP
Chicharito segue sendo um dos principais nomes do México na Copa do Mundo 2018| Foto: JORGE GUERRERO/AFP

O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira (27) e garantiu classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo 2018. O adversário será o México, uma das equipes responsáveis pela eliminação dos atuais campeões, a Alemanha, ainda na primeira fase.

Com duas vitórias nas duas primeiras partidas, sobre alemães (1 a 0) e Coreia do Sul (2 a 1), e a derrota na terceira rodada para a Suécia (por 3 a 0), o México ficou em segundo no grupo F, atrás justamente dos suecos. Agora, o time comandado por Juan Carlos Osorio se prepara para o duelo latino nas oitavas.

A seleção mexicana foi notícia antes mesmo da Copa começar, com festas e até problemas com a lei de um de seus jogadores. Durante o mundial não foi diferente. A vitória surpresa na estreia contra os tetracampeões causou até abalo sísmico no país da América do Norte.

Confira um perfil dos primeiros adversários brasileiros na fase de mata-mata:

FESTA PARA A COPA

JORGE GUERRERO/AFP

Antes da viagem para a Copa do Mundo da Rússia, o grupo mexicano decidiu se despedir de seu país de uma maneira bem especial. Segundo noticiado na época, a 12 dias da estreia do mundial, oito jogadores fizeram uma festa com 30 prostitutas e duração de 24 horas, comportamento que gerou duras críticas no país, mas que parece não ter afetado o time até este momento no Mundial.

ENVOLVIMENTO COM O NARCOTRÁFICO

AFP

O experiente zagueiro Rafa Márquez, de 39 anos, é acusado e investigado por envolvimento com cartéis de drogas. Por esse motivo, ele não pode fazer negócio com cidadãos, empresas e bancos americanos. Isso se reflete na Copa. Márquez é o único jogador a não ter patrocínio nas roupas de treino e sua garrafa de bebida durante treinos e jogos é diferente dos demais, sem nenhuma logo ou marca estampada.

TÉCNICO “MALUCO”

JORGE GUERRERO/AFP

Ex-São Paulo, Juan Carlos Osório chegou contestado à Rússia. Um dos motivos é pela alta rotação de elenco: em 50 jogos à frente da seleção, não repetiu uma escalação. Coisa que no mundial não aconteceu. O sistema tático foi o mesmo e a única alteração de um jogo para outro, de Hugo Ayala por Edson Alvarez, não alterou a forma do México jogar. No momento, vem ganhando confiança dos jogadores e da imprensa local.

ABALO SÍSMICO

JOHAN ORDONEZ/AFP

Um dos fatos mais curiosos do mundial da Rússia até aqui. Quando Hirving Lozano saiu em disparada e, aos 34 minutos do primeiro tempo, fez o gol da vitória mexicana sobre os alemães, houve um abalo sísmico no país. Registrado pelos sismógrafos da Cidade do México, a informação foi confirmada pelo Instituto de Investigações Geológicas e Atmosféricas do México (SIMMSA).

GRITO HOMOFÓBICO

JOHAN ORDONEZ/AFP

Na partida contra a Alemanha também aconteceu outro fato marcante para os latinos. Toda vez que o goleiro Manuel Neuer cobrava um tiro de meta, alguns torcedores puxavam o grito “Êeeee puto”, que é um termo vulgar no país norte-americano para se referir aos gays. A FIFA puniu a seleção, e a Federação Mexicana de Futebol (FMF) teve de pagar uma multa de 10 mil francos suíços (em torno de R$ 37,8 mil).

SIMPSONS

Reprodução

A série de TV Os Simpsons ficou marcada, recentemente, pelas previsões que acaba “realizando” em suas diversas temporadas. Uma delas, em um episódio exibido em 1997 (chamado “A Família Cartidge”), a família amarela “previu” uma final de Copa do Mundo entre México e Portugal.

Apesar de não haver nenhuma data específica, o que levava muitos a acreditarem que poderia acontecer em 2018 era justamente o escândalo com a festa antes do mundial. No entanto, já sabe-se que esse confronto é impossível de acontecer numa final, México e Portugal estão na mesma chave do mata-a-mata e se continuarem progredindo, se encontram na semifinal

TABU DAS OITAVAS

HECTOR RETAMAL/AFP

As melhores campanhas do México na história das Copas do Mundo são nas edições em que foi país sede: chegou às quartas de final em 1970 e 1986. No entanto, desde 1994 que a seleção acumula eliminações nas oitavas de final. Foram seis em sequencia, ou seja, em todas as Copas disputadas desde então. As quedas foram, em ordem cronológica, para as seguintes seleções: Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Argentina de novo e Holanda.

RETROSPECTO

Brasil e México são velhos conhecidos no mundo do futebol. As seleções já jogaram 40 vezes, com boa margem de vitória para a seleção canarinho. São 23 vitórias brasileiras, dez vitórias mexicanas e sete empates. Em confrontos de Copa do Mundo, o histórico é ainda melhor para o Brasil. São quatro confrontos, todos na fase de grupos, com três vitórias brasileiras (em 1950, 1954 e 1962) e apenas um empate, em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]