• Carregando...
Diego Forlán (à esq.) e Ronaldo auxiliaram o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a sortear os duelos das Eliminatórias Sul-Americanas. | Stringer/ Reuters
Diego Forlán (à esq.) e Ronaldo auxiliaram o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a sortear os duelos das Eliminatórias Sul-Americanas.| Foto: Stringer/ Reuters

A Fifa realizou neste sábado (25), em São Petersburgo, na Rússia, o sorteio das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. E o Brasil soube que irá encarar em seu primeiro confronto rumo ao Mundial uma grande pedreira. Trata-se do Chile, atual campeão da Copa América, que ainda terá a vantagem de atuar em casa depois de ter faturado, no início deste mês, pela primeira vez em sua história a principal competição do continente sul-americano.

Ronaldo, campeão do mundo com a seleção em 1994 e 2002, e Diego Forlán, eleito o melhor jogador do Mundial de 2010, sortearam as bolinhas que definiram a ordem dos confrontos do qualificatório, cuja ordem já estava pré-determinada.

JOGO A JOGO: Confira a tabela do Brasil nas Eliminatórias

O Brasil, por sinal, já sabia desde a última sexta-feira (24) que terá pela frente a Argentina, na terceira rodada das Eliminatórias, fora de casa, pois os brasileiros foram definidos previamente como Time 5, enquanto os argentinos como Time 4 no sorteio. A justificativa da entidade para isso foi evitar que alguma outra seleção enfrente brasileiros e argentinos em uma mesma rodada dupla, como é disputada as Eliminatórias Sul-Americanas.

Neste sábado, portanto, a Fifa apenas sorteou a posição das outras oito seleções participantes do torneio classificatório, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

1ª rodada

Colômbia x Peru

Chile x Brasil

Argentina x Equador

Venezuela x Paraguai

Bolívia x Uruguai

E, como a ordem das partidas já estava definida por meio da denominação dos números para cada seleção (Time 1, Time 2, Time 3 e daí por diante), o Brasil soube neste sábado que enfrentará a Venezuela, em casa, em seu segundo jogo nas Eliminatórias Sul-Americanas, para em seguida ter de viajar de novo para enfrentar a Argentina.

Sem poder contar com Neymar nas duas primeiras partidas das Eliminatórias, pois o atacante terá de cumprir mais dois jogos de suspensão após ter sido punido por suas atitudes erradas cometidas no duelo diante da Colômbia, pela primeira fase da Copa América, o Brasil depois fará o seu segundo jogo em casa na quarta rodada, contra o Peru de Paolo Guerrero.

As dez seleções sul-americanas vão se enfrentar em sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta, em 18 rodadas, entre 4 de setembro de 2015 e 10 de outubro de 2017. Os quatro primeiros colocados se classificam para a Copa do Mundo de 2018, enquanto o quinto disputará uma repescagem intercontinental contra uma seleção da Oceania a ser definida.

A tabela do Brasil rodada a rodada

  1. Chile (fora)
  2. Venezuela (casa)
  3. Argentina (fora)
  4. Peru (casa)
  5. Uruguai (casa)
  6. Paraguai (fora)
  7. Equador (fora)
  8. Colômbia (casa)
  9. Bolívia (casa)
  10. Venezuela (fora)
  11. Argentina (casa)
  12. Peru (fora)
  13. Uruguai (fora)
  14. Paraguai (casa)
  15. Equador (casa)
  16. Colômbia (fora)
  17. Bolívia (fora)
  18. Chile (casa)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]