• Carregando...
Marcel (dir.) comemora gol na final do Paranaense-2003, contra o Paranavaí | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Marcel (dir.) comemora gol na final do Paranaense-2003, contra o Paranavaí| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Coritiba 100 anos

Faltam 90 dias - 14 de julho

... Em 1970, morre Antônio da Silva Pereira, presidente do Coritiba em 1946, após a renúncia de Lauro Schleder e, em 1963, após renúncia de Aryon Cornelsen. "Pereirão", como era conhecido, participou de diversas diretorias do clube desde a década de 1930 até 1960.

... Em 1972, morre Ayrton Merlin. De fôlego incomum, Merlin foi um dos maiores ídolos do Alviverde de 1943 a 1954.

... Em 1972, nasce Valdeci Basílio da Silva, em Andradina (SP). O ponteiro Basílio foi um atleta coritibano de destaque, na década de 1990.

... Em 1992, morre Baby, um dos mais qualificados ponteiros da história do futebol paranaense, que defendeu o clube do Alto da Glória de 1942 a 1953.

Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os Helênicos se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

O Coritiba está próximo de repatriar o centroavante Marcel. Ainda nesta semana o empresário do jogador, Paulo Afonso, deverá vir a Curitiba para tratar da tranferência do atleta, que atualmente está no Vissel Kobe, do Japão.

O atacante formado nas categorias de base do clube, fundamental na campanha que levou o Coxa à Libertadores, em 2003, está insatisfeito no clube japonês e quer retornar ao Alto da Glória. Desde o fim do ano passado o Alviverde tenta contratar Marcel. Agora, as conversas teriam sido retomadas há pouco mais de um mês. Logo depois Paulo Afonso começou as tratativas para conseguir a liberação do atleta.

"Há uma boa possibilidade de o Marcel voltar, mas o negócio é um pouco complicado, pois envolve três clubes", afirma Paulo Afonso.

Os direitos econômicos de Marcel pertencem ao Benfica. Em dezembro de 2008, o clube português emprestou o atleta ao Vissel Kobe, na época treinado por Caio Júnior. Com a ida do técnico para o Catar, Marcel pediu para sair. O clube japonês, contudo, quer uma compensação financeira do Coritiba.

A primeira parte do negócio está acertada: o Benfica aceitou reemprestrar o atleta a um clube brasileiro. As tratativas com o Vissel também estariam adiantadas e por isso o empresário acredita que ainda nesta semana virá à capital do estado com a proposta japonesa. Acertado isso, o Benfica precisará aceitar o Alto da Glória como novo endereço do atacante.

"Para contar com Marcel o Coritiba terá de fazer um esforço financeiro, mas nada anormal", afirma Afonso.

Marcel se encaixa com perfeição no perfil de jogador experiente pedido por René Simões. Quando saiu do Coritiba, no começo de 2004, havia marcado 30 gols na temporada anterior e sido convocado para a seleção olímpica. No Suwon Bluewings, da Coreia, virou ídolo ao se sagrar campeão marcando 14 gols. De lá foi para a Acadêmica, de Coimbra, e pelo bom desempenho foi contratado pelo Benfica. Companheiro de Diego Souza, hoje no Palmeiras, ficou relegado pois o técnico Fernando Santos não gostava de escalar brasileiros. Ainda defendeu o Cruzeiro, em uma passagem apagada, e o Grêmio, no ano passado, quando marcou 9 gols e deu 11 assistências na campanha do vice-campeonato do gaúchos no Brasileirão. Atualmente, no Vissel Kobe, o centroavante marcou 4 gols em 14 jogos.

O Coritiba preferiu não comentar o assunto.

* * * * * *

Alviverdes

Renovação

Leandro Donizete renovou contrato com o Coritiba até o fim de 2011. Já Cleiton teve o salário aumentado pelo bom desempenho na equipe. O jogador começava a ter sondagens de outras equipes.

Jéci

De acordo com o gerente de futebol do Palmeiras, Toninho Cecílio, Jéci não está em disponibilidade. Caso o novo treinador não queira contar com o atleta, o Coritiba será informado.

Mancha

Rodrigo Mancha deverá ser apresentado hoje no Santos. Ontem, ele realizou exames médicos na Vila Belmiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]