• Carregando...
Argel ainda não estreou no Coritiba, mas já tem uma série desafios para enfrentar na Série B | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Argel ainda não estreou no Coritiba, mas já tem uma série desafios para enfrentar na Série B| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O técnico Argel Fucks sequer estreou no Coritiba e já tem muito o que arrumar no clube com a maior renda da Série B.

Apontado no início da competição como um dos favoritos às quatro vagas que levarão à Série A, o Coxa se encontra apenas na 11.ª posição, mais perto da ZR que do grupo do acesso. Por isso, o quarto técnico da equipe na temporada tem desafios urgentes para resolver e tentar terminar o ano ainda em alta.

Veja cinco pontos que Argel Fucks tem para ajustar no Coritiba.

5 - Encontrar um time base

Antes de deixar o cargo de técnico, Tcheco chegou a admitir, após a derrota para o Londrina, que ainda procurava um time ideal para o Coritiba. Isso em plena 27.ª rodada da Série B. Até o momento, o Alviverde utilizou 36 jogadores na Segundona e 50 no ano inteiro. Alta rodagem do elenco que atrapalha no entrosamento e evolução dos jogadores na competição.

Para efeito comparativo, nas duas últimas rodadas, derrotas para Vila Nova e Londrina, nove alterações foram feitas no time titular. Fucks precisa encontrar uma base rapidamente e parece já saber disso. Nos treinos da primeira semana de trabalho, apenas duas alterações ocorreram no time: o retorno do zagueiro Rafael Lima e a a entrada de Yan Sasse no meio, abrindo mão do esquema com três atacantes.

4 - Melhorar o desempenho fora de casa

O Coritiba obteve sua primeira vitória como visitante quase no fim do primeiro turno, já na 17.ª rodada, quando venceu o Goiás por 1 a 0. Desde então, apenas outra vitória longe de seus domínios, diante do Brasil de Pelotas, na 24.ª rodada.

A campanha como visitante é a 15.ª pior da Série B, somando mais cinco empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 26,2%. Se quiser pensar ainda em acesso, vencer fora de casa tem que ser algo bem mais comum para o time de Fucks. A primeira oportunidade é na próxima sexta-feira(21), quando o Coxa visita o CRB, às 20h30.

3 - Encaixar o ataque

Apenas Guilherme Parede vem se destacando no setor ofensivo. É o artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols. O Coritiba tem sérios problemas para criar jogadas e mantém média de praticamente um gol por jogo na Série B, com 28 marcados em 27 rodadas.

Apenas oito vezes o Alviverde marcou dois gols em na mesma partida, e apenas duas vitórias foram por diferença de dois gols. Em nenhum jogo na Série B o time chegou a marcar três vezes. Além disso, em seis oportunidades o time não balançou as redes.

2 - Mobilizar a torcida

Desde o começo da Série B, o Couto Pereira tem recebido públicos abaixo do esperado. O desempenho do Coritiba na disputa influenciou o esvaziamento das arquibancadas, culminando no seu menor público na disputa justamente na última partida, diante do Londrina, em que o registro pagantes foi de apenas 3.956.

A média é simplória: 5.428 pagantes, sendo o maior público contra a Ponte Preta, 9.223. Mesmo com campanhas para tentar atrair o torcedor, o desempenho em campo afasta os torcedores. Portanto, será preciso começar a convencer em campo para trazer o torcedor para o lado da equipe novamente.

1 - Vencer os jogos no Couto Pereira

Aliado ao tópico anterior, vitórias em casa trariam a torcida aos poucos de volta aos jogos do Coxa. A campanha como mandante do Coritiba não é ruim, já que apresenta a 6.ª campanha da Série B. Porém, chegou a ficar 100% em casa até a 12.ª rodada, quando empatou com o Figueirense em 1 a 1.

A partir desse resultado, como os resultados fora de casa continuavam ruins e a campanha no Couto Pereira começava a desandar, a queda na tabela começou e aos poucos o Alviverde foi se afastando do G4. Restam ainda seis jogos em casa e se voltar a se aproximar do desempenho que tinha, o fim do ano ainda pode ser bom para o time de Fucks.

Tabelas

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]