• Carregando...
Técnico Eduardo Baptista espera que Coxa possa criar “gordura” no pelotão de acesso da Série B | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Técnico Eduardo Baptista espera que Coxa possa criar “gordura” no pelotão de acesso da Série B| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Coritiba precisa de cinco pontos para fechar o primeiro turno da Série B dentro da média histórica do grupo de acesso à elite do Brasileirão. O que, na prática, indica duas vitórias nos próximos dois jogos. Nos últimos cinco anos, o quarto colocado manteve média de 32 pontos na 19.ª rodada, que encerra a primeira metade da disputa.

Atualmente, o Coxa tem 27 pontos em 17 jogos e está na 7.ª colocação na Segundona. A sequência de jogos antes do término da primeira etapa é justamente contra dois concorrentes diretos na briga por uma vaga no G4.

>> Sem espaço no Coritiba, ex-promessa negocia saída para futebol da Colômbia

>> Confira a tabela completa da Série B

Primeiro, recebe a Ponte Preta, que está logo atrás do Alviverde com 24 pontos, no próximo sábado (28), às 19h, no Couto Pereira. Depois, visita o Fortaleza, atual líder com 31 pontos, no sábado seguinte (4), às 16h30, no Castelão.

Desde 2013, ao fim do primeiro turno da Série B, o time que abre o G4 na quarta colocação consegue o acesso à Série A no fim do ano. Foi assim com Sport (2013), Vasco (2014), Atlético-GO(2016) e Ceará no ano passado. A única exceção foi o Bahia, em 2015, que terminou o ano apenas na 9.ª posição.

Embora a primeira meta colocada por Eduardo Baptista, de entrar no G4 e criar “gordura” no pelotão de acesso, não seja mais possível ainda no primeiro turno – mesmo que entre no grupo, é difícil que consiga colocar uma vantagem de pelo menos três pontos para o 5.º colocado – a segunda, de terminar o turno de ida entre os quatro primeiros da Série B, é bem mais possível de acontecer.

Porém, para chegar a esse objetivo, o Coritiba não depende somente de si. Precisará vencer e contar com alguns tropeços adversários. Para se ter uma ideia do ‘bolo’ que está a Série B esse ano, de 2013 para cá, a média de distância da atual posição do Coxa (7.ª) para o primeiro colocado, nesse mesmo momento da competição, foi de 8 pontos. Nessa edição, somente quatro pontos separam Fortaleza e Coritiba.

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

Tabelas

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]