• Carregando...
Rodrigo Pastana ainda não sabe se fica no Coritiba em 2020
Rodrigo Pastana ainda não sabe se fica no Coritiba em 2020| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Coritiba coroou o ano de 2019 com o tão esperado acesso à Série A. Para apagar 2018, quando o passou longe do G4, o Coxa mudou a diretoria de futebol trazendo o ex-Paraná Rodrigo Pastana, que chegou com a função de montar o elenco para a atual temporada.

No total, o dirigente contratou 23 jogadores. Alguns vieram ainda durante o Paranaense, enquanto os demais foram chegando já com a Série B em andamento. Porém, muitos se firmaram na equipe e foram fundamentais para a volta à elite.

Acertos

Robson e Giovanni corresponderam no Coxa. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Robson e Giovanni corresponderam no Coxa. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

No total, 11 atletas se destacaram e pode-se dizer que foram acertos de Pastana.

O goleiro Alex Muralha, o lateral-direito Diogo Mateus, os zagueiros Sabino e Nathan Ribeiro, o volante Serginho, os meias Giovanni, Juan Alano e Rafinha e o atacante Robson foram titulares na derradeira vitória por 2×1 sobre o Vitória.

Muitos destes foram decisivos em diversos momentos. Muralha passou um período sem sofrer gols e barrou Wilson, Sabino foi líder e mostrou oportunismo ofensivo, Giovanni e Juan Alano passaram por altos e baixos, mas fizeram gols importantes, assim como Rafinha, que voltou com status de ídolo, e Robson, que mesmo não sendo centroavante foi o vice-artilheiro do time no certame.

Além deles, o volante Matheus Sales e o atacante Rodrigão também foram protagonistas. O primeiro, embora tenha sido sacado na última rodada, jogou 30 das 38 partidas.

Já o segundo, apesar da briga com a comissão técnica e ter sido afastado do elenco faltando apenas dois jogos para o término da temporada, foi o grande artilheiro do Coritiba em 2019, com 21 gols em 42 partidas.

Rodrigão, aliás, teve seu auge no primeiro semestre, quando marcou 15 gols em 17 jogos. Porém, a queda de rendimento e os problemas extra-campo o tiraram do protagonismo, mas não diminuíram sua relevância.

Irregulares

Patrick Brey foi um dos atletas do Coritiba que oscilaram em 2019. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Patrick Brey foi um dos atletas do Coritiba que oscilaram em 2019. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Alguns jogadores tiveram seus pequenos momentos de destaque, mas não mantiveram a regularidade ao longo do ano. Casos do lateral-esquerdo Patrick Brey e do atacante Wanderley, herói improvável do acesso.

Com o técnico Umberto Louzer, Brey foi deslocado para o ataque e foi muito bem no Paranaense. Só que não repetiu a dose na Série B, quando voltou para sua posição de origem, e perdeu a vaga para William Matheus. Nas últimas dez rodadas, atuou por apenas 28 minutos, ficando fora até do banco em algumas oportunidades.

Wanderley foi bastante atrapalhado por lesões e atuou muito pouco em 2019. Foram apenas oito partidas. Mesmo assim, marcou três gols, sendo dois deles justamente no triunfo sobre o Vitória, no jogo do acesso.

Erros

Lembra dele? Elyeser foi uma das contratações erradas de Pastana no Coritiba Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Lembra dele? Elyeser foi uma das contratações erradas de Pastana no Coritiba Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Mas nem todas as contratações são acertadas dentro de uma temporada. Alguns jogadores que vieram nem estão mais no Coxa, como o volante João Vitor, que vinha tendo boas atuações até aceitar uma proposta do CSA, o volante Elyeser, o meia Arancibia e o atacante Welinton Júnior, que pouco renderam e logo foram dispensados.

Os laterais-direitos Felipe Mattioni e Sávio, o lateral-esquerdo Fabiano e os atacantes Kelvin, Welissol e Lucas Tocantins, quando acionados, não corresponderam e perderam espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]