• Carregando...
Coritiba: Seis jogos que explicam a história do Coxa
| Foto:

Aproveitando a ideia do Rory Smith no The New York Times, já adaptada por O Globo, listo agora os seis jogos que ajudam a entender o Coritiba. Não são apenas vitórias, são momentos que explicam o que é o Coxa para seu torcedor e para o chamado ‘consumo externo’.

Não é nada fácil resumir quase 111 anos de Coritiba em apenas seis partidas. Mas esse é o charme da lista – e é na verdade a possibilidade para que cada um de vocês possa também recuperar quais são os jogos mais importantes que viu ou que ouviu falar.

Tiro Pontagrossense 1×0 Coritiba – 23/10/1909

O Coritiba começou a história toda. A primeira partida de futebol no Paraná que se tem notícia aconteceu em 23 de outubro de 1909, onze dias depois da fundação do clube. Já se conhecia o esporte por aqui, Victor Ferreira do Amaral já trouxera a primeira bola. E em Curitiba e em Ponta Grossa já se jogava. Mas faltava o marco zero, que veio na Princesa dos Campos. O resto é história.

Coritiba 1×1 Athletico – 28/08/1968

Rivalidades são forjadas em anos de confrontos. Com Coritiba e Athletico não foi diferente. Mas ainda em 1968 não havia uma certeza de que o Atletiba era o maior clássico do Paraná. A dramática final do Campeonato Paranaense daquele ano serviu para acabar com qualquer dúvida. O jogo é resumido pelos torcedores alviverdes como o “do gol do Paulo Vecchio“, mas sua importância na história do nosso futebol é gigantesca.

Bangu 1×1 Coritiba – 31/07/1985

Claro que o jogo mais importante da história do Coritiba estaria na lista. Naquele momento, só valiam como títulos brasileiros os campeonatos de 1971 em diante. E apenas dez times tinham essa glória. A conquista alviverde no Maracanã veio depois de anos de ‘intromissão’ entre os grandes. Em dois anos o time chegou à semifinal do Brasileiro, mas em 1985 o título veio. Cabe discutir se o Coxa soube aproveitar o momento, só que nada tira o brilho da Taça de Ouro.

Coritiba x Santos – 22/10/1989

De todos os jogos citados nas listas de Athletico, Coritiba e Paraná Clube, este é o único que não aconteceu. Amparado por uma liminar do STJD, o Coxa se recusou a enfrentar o Santos em Juiz de Fora na rodada decisiva da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1989. Havia razão no pedido (jogar no mesmo horário do Sport, com quem o Coxa disputava vaga), mas o W.O. foi uma decisão desastrada que atrasou o clube por pelo menos seis anos, até a volta definitiva para a primeira divisão.

Coritiba 1×1 Fluminense – 06/12/2009

batalha campal no Couto Pereira após o rebaixamento para a Série B é o típico momento que o torcedor alviverde gostaria de esquecer. Mas até por isso é preciso lembrar, para que não se repitam os erros – tanto os de campo, que levaram o time à queda naquele ano, como os de estrutura, que desaguaram na invasão do gramado e nas cenas que rodaram o mundo. O Coritiba evoluiu bastante depois daquele jogo – e talvez por causa daquele jogo.

Coritiba 6×0 Palmeiras – 05/05/2011

Em meio a altos e baixos nos últimos anos, o Coritiba busca a reafirmação no cenário nacional. Em 2011, essa afirmação veio através do recorde de vitórias consecutivas e da histórica goleada sobre o Palmeiras. Naquela noite de quarta-feira o caminho para a redenção alviverde parecia traçado – estádio cheio, nada de confusões, um time brilhando em campo e a repercussão nacional. Talvez tenha sido o maior jogo alviverde neste século.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]