• Carregando...
Duelo entre Coritiba e Figueirense no Couto Pereira pela Série B 2019
Duelo entre Coritiba e Figueirense no Couto Pereira pela Série B 2019| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A crise financeira vivida pelo Figueirense faz o clube passar por mais uma situação constrangedora.

A Elephant, empresa que comandava o time de Florianópolis, comunicou a CBF que a equipe iria abandonar a Série B do Brasileirão devido ao excesso de dívidas. A diretoria do time catarinense agiu rápido e assegurou que não pretende abrir mão da competição.

De acordo com o Figueirense, houve uma rescisão com a Elephant, na última sexta-feira. A empresa administrava o clube desde 2017, mas a crise financeira fez com que o acordo fosse rompido.

Atualmente, o time acumula um total de R$ 120 milhões em dívidas, de acordo com o último balanço divulgado, mas já é sabido que o número é ainda maior, já que funcionários e jogadores estão processando o clube por falta de pagamento.

O presidente da Elephant, Cláudio Honigman, chegou a protocolar um pedido de abandono da Série B junto à CBF. Mas a diretoria do Figueirense, que é comandada interinamente por Chiquinho de Assis, garante ter provas de que a empresa não pode mais falar em nome do clube.

De acordo com Chiquinho, a empresa aceitou a rescisão contratual sem custos, mas no dia seguinte exigiu pelo menos R$ 3 milhões de multa.

O fato é que o pedido de afastamento foi recebido pela CBF e ela deve encaminhar o caso para o STJD. Caso o documento seja considerado válido, o clube pode sofrer punições, além, claro, de deixar a competição.

Pelo regulamento da CBF, em seu artigo 61, se uma equipe abandonar uma competição ficará automaticamente suspensa durante dois anos de qualquer outra competição coordenada pela entidade, que diz que entende-se como abandono aquele clube que desistir de disputar uma competição após a publicação oficial da tabela e regulamento correspondente do prazo legal estipulado pelo EDT.

O que mudaria na Série B?

Caso o Figueirense abandonasse mesmo a disputa, o clube teria de pagar uma multa pesada, seria rebaixado e ficaria suspenso por dois anos.

TABELA: confira a classificação e os próximos jogos da Série B

O resultado dos jogos anteriores do Figueira, por sua vez, seriam anulados.

Coritiba, Paraná e Operário, por exemplo, venceram o Figueira no primeiro turno. Já o Londrina empatou com o time de Florianópolis. Estes pontos seriam perdidos.

Caso avance, o caso será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que definirá as sanções ao Figueira.

Nota oficial do Figueirense

O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pedido feito pelo ex-presidente, Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro.

Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa. O clube comunica ainda que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurídico do clube analisa o caso.

Tranquilizamos a Nação Alvinegra e informamos que a partida desta noite, contra o Bragantino, no Estádio Orlando Scarpelli, está confirmada. Contamos com a presença e o apoio de nossa imensa e apaixonada torcida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]