• Carregando...
Jorginho retornou ao Coxa após o acesso de 2019
Jorginho retornou ao Coxa após o acesso de 2019| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Novo técnico do Coritiba, Jorginho terá que superar o próprio retrospecto em outros times da Série A para evitar o risco de degola e conduzir o Coxa a uma vaga na Sul-Americana. O feito de levar um time à Sula foi conquistado uma vez pelo profissional.

A busca pela participação na disputa internacional é uma das metas do time de acordo com o presidente Samir Namur. Mas o cenário atual é complicado.

O Coritiba está na lanterna do Brasileirão, com três pontos em cinco jogos. A estreia do comandante será no domingo (23), diante do Sport, às 16h, no Couto Pereira, pela sexta rodada.

Retrospecto de Jorginho em outros clubes da Série A

Em dez anos como treinador, Jorginho acumula nove passagens por clubes da Série A, considerando já o atual trabalho no Coxa: Ceará e Vasco em 2018; Bahia, em 2017; Vasco, em 2015; Ponte Preta e Flamengo em 2013; Figueirense em 2011 e Goiás, em 2010.

Com algumas passagens breves e trabalhos específicos em times que brigavam para não cair, a melhor campanha foi com o Figueirense, em 2011. A equipe catarinense fechou a participação na sétima colocação, brigando por vaga Libertadores até a última rodada.

Na ocasião, em 38 jogos, Jorginho somou 15 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. A campanha garantiu a vaga para a Sul-Americana do ano seguinte.

Por outro lado, Jorginho dois rebaixamentos na carreira, o primeiro com a Ponte Preta, em 2013, e o terceiro com o Vasco, em 2015.

Os demais trabalhos na Série A não deslancharam. Com o Goiás, em 2010, foi demitido antes do clube acabar rebaixado. No Flamengo, em quatro jogos do Brasileirão 2013, foram dois empates e duas derrotas, um dos piores inícios na história do clube na competição e uma demissão logo após a derrota por 1 a 0 para o Náutico, em junho.

No Bahia, em 2017, foram 14 jogos, quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas, somando cinco partidas sem vencer e que resultaram na demissão do treinador.

Em 2018, Jorginho teve uma passagem relâmpago pelo Ceará, com três jogos, três derrotas e o pedido do próprio treinador para sair. No mesmo ano, no Vasco, após sete jogos pelo Brasileirão, com duas vitórias, quatro derrotas e um empate, foi demitido.

Apesar de início ruim, Coritiba mira calendário internacional

Ainda que o Coxa precise, em um primeiro momento, brigar para sair da zona de rebaixamento, os objetivos do clube são maiores.

"A expectativa é deixar o Coritiba bem longe da zona de rebaixamento e, se possível, com calendário internacional" disse o presidente na noite de terça-feira (25), em coletiva.

Jorginho disse, na mesma entrevista, que o elenco do Coxa esta à altura do desafio. "Eu acredito sinceramente que vamos surpreender ao final do campeonato", destacou.

Apesar de não ter conquistado feitos expressivos na Série A, Jorginho tem em seu currículo dois acessos - com o Vasco em 2015 e Coritiba em 2019 - e uma final de Sul-Americana em 2013, com a Ponte Preta. Na ocasião, a Macaca perdeu o título para o Lanús-ARG.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]