• Carregando...
Coronavírus atinge esporte pelo mundo; veja eventos adiados, cancelados e sem público
| Foto: AFP

Declarado como uma pandemia mundial, o novo coronavírus atinge em cheio o cenário das competições esportivas e seus torcedores. Para evitar aglomerações, diversas disputas estão sendo adiadas, canceladas ou, ainda, realizadas com portões fechados, sem a presença de público.

Dois dos principais eventos da temporada, a Eurocopa, com jogos em diversos países do continente, e a Olimpíada, em Tóquio, no Japão, estão ameaçados. Ambas as organizações traçam planos de contingência para frear a disseminação do Covid-19.

O surto global do novo coronavírus, denominado Covid-19, continua dando dor de cabeça para as autoridades japonesas a poucos meses dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020. Nesta quarta-feira, Seiko Hashimoto, ministra olímpica do Japão, afirmou que é "inconcebível" adiar ou cancelar os eventos, no momento em que a epidemia da doença provoca enormes dúvidas sobre a realização deles este ano.

"Do ponto de vista dos atletas, que são os principais atores dos Jogos de Tóquio, quando se preparam para este evento que acontece uma vez a cada quatro anos (...) é inconcebível cancelar ou adiar", afirmou Seiko Hashimoto em uma reunião no Parlamento Japonês, em Tóquio.

A ministra reconheceu, porém, que o "Comitê Olímpico Internacional (COI) deve tomar a decisão final sobre os Jogos". "Pensamos que é importante que o governo ofereça uma informação correta para que o COI possa tomar a decisão apropriada", completou. Essa definição tem como data máxima o final de maio, já que a Olimpíada começa no dia 24 de julho.

O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, está em Amsterdã, na Holanda, não garantiu a realização da Eurocopa em 2020.

Os jogos qualificatórios para as vagas finais da Eurocopa estão previstos entre os dias 26 a 31 deste mês e o torneio terá início em 12 de junho, na Itália, com a final marcada para 12 de julho, no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.

Pouco depois das declarações de Infantino, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, contestou a informação de que a Eurocopa poderá não ser realizada. "Todo organizador de competição tem que estudar medidas e, por suposto, tomar decisões. O direto da confederações de organizar competições continentais é inalienável".

A CONMEBOL, por sua vez, ainda trata de uma possível suspensão de jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. A entidade também considerar mexer na tabela da Libertadores. No entanto, aponta que qualquer mudança deverá ser tratada caso a caso e com o apoio dos governos locais.

Enquanto isso, dezenas de competições já foram canceladas, tiveram datas adiadas ou foram, e serão, disputadas sem a presença do público. Casos, por exemplo, de partidas dos campeonatos Alemão, Francês e Espanhol, entre outros.

Depois de muita polêmica e incerteza nos últimos dias com o crescimento da epidemia do novo coronavírus, a Uefa confirmou nesta quarta-feira o adiamento dos jogos Sevilla x Roma, em Sevilha, na Espanha, e Inter de Milão x Getafe, em Milão, na Itália, válidos pela rodada de ida das oitavas de final da Liga Europa, que seriam disputados nesta quinta (11).

O surto global também causou consequências na motovelocidade em competições na Argentina e nos Estados Unidos, no Torneio Internacional da França de futebol feminina, no judô, nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo, automobilismo etc.

Na Itália, um dos países mais atingidos o Comitê Olímpico Italiano (CONI, na sigla em italiano) decidir suspender todos os eventos esportivos no país até o dia 3 de abril, por conta do temor com o surto global do novo coronavírus, denominado Covid-19, o governo italiano acatou o que foi proposto na reunião na sede da entidade, em Roma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]