• Carregando...

Após um 2008 cheio de percalços, Diego Hypolito e Jade Barbosa não começaram 2009 muito bem. Graças à recessão mundial e à falta de apoio aos esportes olímpicos no Flamengo, os dois podem ficar desempregados neste início de temporada. O clube carioca pretende fazer cortes no orçamento e ameaça acabar com a ginástica de alto rendimento e o time de basquete, entre outros.

Vice-presidente de esportes olímpicos do Rubro-Negro, Patrícia Amorim aguarda ansiosamente a chegada do dirigente máximo do clube, Márcio Braga, que volta das férias nesta quarta-feira.

"O momento financeiro realmente é complicado. Em nossa última conversa, o presidente avisou que teríamos um corte de 20% no orçamento. É uma preocupação, mas eu disse que consigo enxugar sem dispensar atletas. Podemos economizar nas divisões de base, fazer menos viagens. Não podemos entrar em desespero, mas é o presidente quem vai decidir. Se ele quiser acabar com os esportes olímpicos, teremos que aceitar", afirma, ao GLOBOESPORTE.COM.

A notícia chega uma semana após o clube ter se mostrado solícito em relação a grave lesão de Jade no punho direito. Segundo Patrícia Amorim, o Flamengo faria de tudo para ajudar a atleta em sua recuperação. Diego Hypolito também passa por problemas, uma vez que inicia o ano sem dois de seus patrocinadores.

Para garantir a permanência dos atletas, Patrícia pretende angariar recursos através de parcerias entre o clube e empresas privadas. Ela também espera que o contrato com a Petrobras, que deve ser renovado no final deste mês, contemple uma parcela aos esportes olímpicos. Vale lembrar, no entanto, que o Flamengo receberá R$ 18 milhões da empresa, valor abaixo do esperado pelos dirigentes.

"O orçamento tem que ser feito dentro do pior quadro, mas eu acredito que vamos conseguir recursos através do patrocinador e de parcerias. Além disso, a Liga Nacional de Basquete deve ajudar a custear as viagens do time, o que deve desonerar bastante a gente", explica, lembrando que a equipe do Flamengo foi campeã em 2008 sustentada apenas pelo clube.

Técnico de Jade e Daniele, Ricardo Pereira admite que a ameaça preocupa, mas tenta manter o clima de otimismo nos treinos.

"Já ouvi sobre isso várias vezes, mas a gente torce para que não seja verdade ou não afete a ginástica. Temos que trabalhar, independentemente do que possa acontecer ou não. Se você pensa em coisas positivas, as negativas não influenciam. É nisso que eu vou focar, nos objetivos que temos para 2009. Estou pronto para trabalhar."

Em 2008, clube quase perdeu Jade Barbosa

A confusão envolvendo os atletas olímpicos do Flamengo e o clube não é novidade. Em janeiro de 2008, Jade Barbosa ameaçou ir para o Pinheiros por não possuir um contrato com o clube carioca. Após muitas idas e vindas, o pai da atleta e o Rubro-Negro chegaram a um acordo que selou sua permanência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]