• Carregando...
Alessandro Zanardi ergue a bicicleta adaptada após a conquista do ouro na prova de contrarrelógio na Paralímpiada de Londres | AFP
Alessandro Zanardi ergue a bicicleta adaptada após a conquista do ouro na prova de contrarrelógio na Paralímpiada de Londres| Foto: AFP

Londres - O italiano Alex Zanardi, ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, conquistou, na tarde desta quarta-feira (5), uma medalha de ouro na Paralimpíada de Londres. Ele foi o vencedor na competição do ciclismo contra o relógio, categoria H4. O atleta, que perdeu as duas pernas em um acidente na Indy em 2001, controla a bicicleta com as mãos.

Zanardi efetivou a conquista justamente em um autódromo: Brands Hatch, que recebeu corridas de F1 até 1986, e que, em Londres, é sede das competições de ciclismo de estrada. O italiano foi o mais rápido da pista: em duas voltas, ele ficou com o tempo somado de 24min50s22. A medalha de prata ficou com Norbert Mosandl (25min17s40), da Alemanha, e o bronze com o norte-americano Oscar Sanchez (25min35s26).

"Não sei se é melhor ou pior [do que um título no automobilismo], mas o sentimento é maravilhoso. Esse momento ficará marcado para sempre para mim", declarou após a prova.

"Sabia que tinha me preparado da melhor forma que podia. Assim que parei e comecei a ver meus concorrentes terminando [a prova] e o meu nome continuava no topo, comecei a ter um frio na barriga. Até, depois, acreditar que algo mágico tinha acontecido comigo", completou.

O italiano ainda vai competir em mais duas provas nos Jogos Paralímpicos, uma na sexta (7) e outra no sábado (8). Ele disse que ainda não sabe se vai continuar na modalidade após o fim dos Jogos e que pode procurar "novas aventuras".

História

Zanardi tem uma história marcada por superações. Ele foi piloto de F-1 e disputou 41 GPs por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Entretanto foi na equipe Chip Ganassi, da Indy, que conquistou títulos. Foi bicampeão da categoria.

Em 2001, quando guiava para a equipe MoNunn, sofreu um gravíssimo acidente no circuito oval de EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha, quando seu carro foi atingido na saída dos boxes pelo carro do canadense Alex Tagliani. Como consequência, teve as duas pernas amputadas e correu sério risco de morte (foi reanimado sete vezes e perdeu 75% do sangue).

Após um longo tempo de recuperação, Zanardi voltou a disputar campeonatos de WTCC pela BMW e conquistou três vitórias entre os anos de 2005 e 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]