As autoridades fiscais do Reino Unido investigam atualmente cerca de 100 jogadores suspeitos de sonegarem cerca de 100 milhões de libras (R$ 280 milhões) em impostos.
Em sua edição deste domingo, o jornal "The Sunday Times" diz que o atacante Wayne Rooney, do Manchester United, foi um dos jogadores milionários da Premier League, a primeira divisão do Campeonato Inglês, que recebeu uma carta do Fisco britânico comunicando-lhe que estava sendo alvo de uma investigação.
As suspeitas das autoridades estão relacionadas aos pagamentos que os clubes fazem aos jogadores pelo uso da imagem deles em camisas, cartazes e outros produtos.
Geralmente, esses pagamentos são feitos a uma empresa aberta pelo jogador, o que significa que o imposto que incide sobre esses valores é o de pessoa jurídica, muito menor que o imposto de renda para pessoas físicas.
Dessa forma, segundo fontes do Fisco, os jogadores, que ganham em média um milhão de libras (R$ 2,8 milhões) por temporada, sonegam mais de 100 milhões de libras ao ano.
Entre os jogadores que receberam cartas das autoridades também estão Frank Lampard, Steven Gerrard e Ashley Cole, de acordo com o "Sunday Times".



