• Carregando...
Vettel já venceu 21 corridas na carreira e busca o terceiro título consecutivo na F1 | Albert Gea/Reuters
Vettel já venceu 21 corridas na carreira e busca o terceiro título consecutivo na F1| Foto: Albert Gea/Reuters

Com apenas 24 anos, Sebastian Vettel inicia a temporada 2012 da Fórmula 1 com a responsabilidade de um veterano. Já a partir do GP da Austrália, no fim de semana, o atual bicampeão mundial carregará o peso do amplo favoritismo nas costas, o que não parece ser um problema para o jovem piloto da Red Bull.

Vettel amadureceu na categoria. Em 2010, o alemão conquistou o primeiro título dele entre os pilotos em uma disputa emocionante com Fernando Alonso e seu companheiro de equipe, Mark Webber. Tudo foi decidido apenas na última prova, em Abu Dabi. Apesar da conquista inédita para ele e para a equipe, alguns erros e abandonos registrados naquela temporada ainda deixavam público e especialistas com um pé atrás em relação ao piloto.

No ano passado, o panorama foi outro. Ele mostrou soberania nas pistas. Foram 11 vitórias em 19 etapas disputadas. Tornou-se o bicampeão mais jovem da história com quatro corridas de antecedência e terminou a temporada com 122 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o britânico Jenson Button. O público se acostumou a ver o alemão sair de seu carro após cada triunfo e mostrar o dedo indicador, deixando claro a quem pertence o posto de número 1 da categoria no momento.

Antes dos títulos, Vettel já havia se acostumado com recordes dignos de um garoto-prodígio: o piloto mais jovem a liderar uma sessão de testes, o mais jovem a pontuar em um Grande Prêmio, o mais jovem a vencer na categoria...

Enfim, o currículo do alemão já é rico e tem tudo para aumentar ainda mais nesse ano. No entanto, haverá muita torcida contra. O próprio chefão da F1, Bernie Ecclestone, declarou durante a pré-temporada que espera pelo fim do domínio de Vettel em 2012.

"Nós não queremos o que aconteceu no ano passado, que não foi bom. Espero que a última corrida seja a que definirá o vencedor do campeonato. A única pessoa que diria não a isso seria Sebastian [Vettel], mas eu acredito que todos os outros concordariam", disse.

A McLaren, com Button e Lewis Hamilton, e a Ferrari, sem ganhar um título de pilotos há quatro anos, prometem colaborar para que a vontade do dirigente seja cumprida. Vettel reconhece a pressão e, em tom cauteloso, projeta uma temporada mais complicada.

"Tudo começa do zero novamente e todos têm a mesma chance", afirma o alemão que, além do talento, tem como grande trunfo a confiabilidade de seu equipamento. No ano passado, ele abandonou apenas uma prova e ficou fora do pódio em somente duas etapas.

"O RB8 [novo modelo da Red Bull] não terá mudança nos fundamentos do carro. Mais uma vez, vamos buscar o equilíbrio de tentar forçar o máximo que puder na busca por performance sem perder confiabilidade no processo", garante o projetista da RBR, Adrian Newey.

"Definitivamente, não quero atravessar um mal momento. Estamos contentes com o que fizemos, mas queremos mais", crava o bicampeão. Será possível mesmo manter o ritmo e a boa fase? Melhor não duvidar de Vettel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]