• Carregando...
Imagem de um dos quatro gols do Figueira no duelo com o Atlético em novembro de 2006, na Vila Capanema | Rodolfo Buhrer / Arquivo Gazeta do Povo
Imagem de um dos quatro gols do Figueira no duelo com o Atlético em novembro de 2006, na Vila Capanema| Foto: Rodolfo Buhrer / Arquivo Gazeta do Povo

Após a rodada do meio de semana, o Atlético caiu para a 15ª colocação no Brasileiro, a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. Neste domingo (12), às 18h30, contra o Figueirense, na Arena da Baixada, o Furacão tem um jogo crucial na luta contra a degola. E os rubro-negros precisarão quebrar um tabu histórico: o Rubro-Negro nunca derrotou os catarinenses em jogos oficiais disputados em Curitiba.

Até hoje, as equipes se enfrentaram 20 vezes, com vantagem para o Figueira, que saiu vencedor sete vezes, contra quatro do Atlético e nove empates. A curiosidade é que todos os triunfos rubro-negros ocorreram no Orlando Scarpelli, casa do adversário, incluindo a vitória por 3 a 1 pelo primeiro turno do atual Brasileirão. Os outros resultados positivos vieram em 2002 (2 a 0, pela Copa Sul-Minas), 2007 (6 a 3, no Brasileiro) e 2008 (2 a 0, também no Nacional).

ENQUETE: Atlético, Coritiba ou Paraná: quem tem mais chance de fugir do rebaixamento?

O retrospecto atleticano como mandante diante do Figueira é pífio: em oito jogos, cinco empates e três derrotas. A última partida entre os time em Curitiba foi pelo Brasileirão de 2011: um empate sem gols, mesmo placar do confronto de 2008.

Já em 2006, a lembrança foi bem mais amarga. O jogo, pela penúltima rodada da Série A, aconteceu na Vila Capanema, com portões fechados, pois o Atlético havia perdido um mando de campo por incidentes no clássico contra o Paraná. Atuando em ritmo de férias, o Furacão foi presa fácil para os catarinenses e acabou goleado por 4 a 1.

Em 2005, o confronto também foi em um estádio rival e com portões fechados – o Couto Pereira recebeu mais um empate sem gols. Um ano antes, em 2004, a partida com os catarinenses foi marcada por manifestações. Pouco mais de 3 mil pagantes entraram na Arena da Baixada, enquanto a maior parte da torcida ficou do lado de fora do estádio, protestando contra o preço dos ingressos e a setorização implantada pela diretoria. No fim, vitória do Figueirense por 3 a 0, com direito a pênalti perdido por Ilan.

Com 31 pontos, o Atlético ultrapassa o Figueirense com uma vitória no próximo domingo e retoma o fôlego na batalha para permanecer na Série A em 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]