• Carregando...
Duelo entre Atlético e América será nos moldes da Fifa: sem barreiras à torcida | Cesar Machado/ Gazeta do Povo
Duelo entre Atlético e América será nos moldes da Fifa: sem barreiras à torcida| Foto: Cesar Machado/ Gazeta do Povo

A diretoria do Atlético resolveu dar um voto de confiança ao seu torcedor. No retorno à Baixada, o rubro-negro encontrará um estádio sem qualquer obstáculo entre a arquibancada e o gramado.

O primeiro teste será amanhã, contra o América-RN, às 19h30. O duelo pela Copa do Brasil marca o fim de um afastamento de 1.004 dias, desde a última rodada do Brasileiro de 2011.

O cenário do novo Joaquim Américo será idêntico ao da Copa do Mundo. O fosso foi retirado durante a remodelação e o clube decidiu não instalar vidros de proteção como os que eram utilizados na reta da Brasílio Itiberê.

A única barreira para uma invasão é a presença dos profissionais de segurança, os chamados "stewards". Reforçados por outros seguranças particulares contratados pelo clube e o apoio da Polícia Militar.

A preocupação nos bastidores é com o comportamento da torcida organizada Os Fanáticos. A facção retorna às arquibancadas após cumprir 6 meses de suspensão, por causa da briga com facções do Vasco em dezembro de 2013.

O episódio de violência custou caro ao Atlético. O clube acabou punido com perda de nove mandos de campo, situação que adiou o retorno ao Joaquim Américo.

Em comunicado em seu site oficial, a Fanáticos convoca todos "para fazermos uma grande festa de retorno a nossa Baixada" e afirma já ter aprendido com "situações passadas". A punição foi determinada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).

Além da falta de bloqueio, o estádio ainda guarda outras características do Mundial. A começar pelo painel gigante da entrada que anuncia: "Welcome/Bem vindo Arena", com a marca criada para a Copa brasileira e a inscrição "sede Curitiba".

Como também ocorreu em junho, o atleticano terá somente uma opção para consumir alimentos e bebidas, que serão fornecidos pela empresa Bebidas Tissot. O Rubro-Negro ainda negocia com os interessados nos espaços comerciais do novo estádio.

Quem for ao encontro com o Mecão verá apenas duas alterações promovidas desde o último compromisso da Copa no local – dia 26 de junho, empate por 1 a 1 entre Argélia e Rússia. Ambos nas arquibancadas.

A primeira ação foi a retirada do espaço para a imprensa da reta da Brasílio Itiberê. Em seguida, foram desinstaladas as cadeiras dos setores Buenos Aires inferior (local da organizada) e de uma faixa do Coronel Dulcídio inferior (visitantes) – como nos velhos tempos, o torcedor sentará no "concreto".

Diversas outras mudanças estão programadas pelo Atlético – derrubada de algumas paredes, reposicionamento de hidrantes etc. Não há previsão para adequação total da Baixada. Até o final do ano o clube está preocupado com a instalação do teto retrátil.

O canteiro de obras já está em funcionamento e não trará problemas para a realização dos jogos no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]