• Carregando...
Walter lamenta lança perdido durante derrota do Atlético para o Vasco no Maracanã | DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS
Walter lamenta lança perdido durante derrota do Atlético para o Vasco no Maracanã| Foto: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS

A sequência de confrontos contra adversários teoricamente mais fácies, figurantes das últimas colocações no Campeonato Brasileiro, não representou um final feliz para o Atlético. Ontem, no Maracanã, o Rubro-Negro teve uma atuação apagada e foi superado com facilidade pelo lanterna Vasco por 2 a 0.

ENQUETE: quem vai vencer o Atletiba?

Jogadores do Atlético lamentam tropeços contra times da ZR

A derrota por 2 a 0 para o lanterna Vasco, neste domingo (13), no Maracanã, deixou o Furacão mais distante do G4.

Leia a matéria completa

O revés consolida um tabu recente atleticano na competição. Nas últimas três rodadas, o Furacão teve confronto contra times que brigam para fugir da zona do rebaixamento e não venceu nenhum – empatou com Joinville (vice-lanterna) e Figueirense (16º colocado), além da derrota para os cruz-maltinos.

O saldo desalentador tirou a equipe de Milton Mendes do G4 – era o quarto colocado na 22.ª rodada, caindo para a 7.ª posição, com 38 pontos e distante três do Flamengo, atual quarto colocado.

TABELA: veja a classificação da Série A

Além disso, a partida contra os cariocas marcou o início de uma sequência bem mais indigesta para o rubro-negro paranaense – o time tem agora dois jogos em Curitiba, ambos no Couto Pereira. Primeiro, como mandante, contra o Grêmio (3.º colocado), na próxima quarta-feira (16) – a Arena estará indisponível porque recebe o show de Rod Stewart no dia seguinte. Depois, o Furacão será visitante no Alto da Glória, no clássico Atletiba do próximo domingo ( 20).

“Rei” dos pênaltis

O zagueiro Kadu é o recordista em pênaltis no Brasileirão. Ontem, ele cometeu a quarta penalidade – já havia feito diante de Avaí, Santos e Inter, os dois primeiros defendidos por Weverton. Contra o Vasco, o pênalti no começo do 2º tempo minou as chances de reação atleticana em campo.

Apesar da queda de produção, o elenco rubro-negro diz não se abater. “Se o Palmeiras, com os mesmos 38 pontos, tem chance [de uma vaga no G4] por que a gente não?”, saiu indagando o artilheiro Walter, que teve uma atuação discreta no Rio. “Muita gente pensa que estamos lá [no pelotão de frente] por sorte, mas é qualidade. Estamos lutando e temos chances”, emendou.

A derrota no Rio foi construída com uma combinação que soma excesso de erros de passes, desatenção na defesa e um certo nervosismo, refletido principalmente nas falhas de marcação que originaram os dois gols, no começo de cada tempo.

No primeiro, a defesa deixou livre o lateral Julio César, que acertou um forte chute rasteiro, aos 4/1.º, abrindo o placar. No segundo, logo no primeiro minuto da etapa final, o zagueiro Kadu colocou o braço na bola na área, em pênalti convertido por Nenê.

“É complicado levar os gols no começo [de cada tempo], tentamos fazer o melhor e não conseguimos”, lamentou o técnico Milton Mendes.

Chave do jogo

Falhas defensivas foram determinantes para a derrota do Atlético. O pênalti cometido por Kadu no começo do segundo tempo foi determinante para o resultado

Craque

Nenê:

Teve personalidade e foi o jogador mais lúcido dentro de campo. Dominou o meio de campo, organizou o ataque vascaíno e deixou o dele de pênalti.

Bonde

Kadu:

Fez um pênalti infantil ao colocar o braço dentro da área. Perdido na marcação, viu o pior ataque da competição bombardear a meta de Weverton. Deu sorte de o árbitro não marcar outro pênalti que o zagueiro cometeu no primeiro tempo.

Guerreiro

Weverton:

Se não fosse pelo capitão, o Furacão poderia ter sido goleado. Não teve culpa nos gols e, como de costume, operou alguns milagres.

Cartões

Martín Silva (Vasco). Ewandro e Nikão (Atlético)

Gols

Júlio César aos 4 minutos do 1º tempo – 1 x 0 Vasco: Eduardo afastou de cabeça e a bola sobrou nos pés de Júlio César, que pela esquerda, entrou na grande área e chutou cruzado para abrir o placar.

Nenê aos 2 minutos do 2º tempo – 2 x 0 Vasco: Em cobrança de lateral pra dentro da grande área, Kadu colocou o braço na bola e o árbitro marcou o pênalti. Nenê cobrou com categoria no canto esquerdo de Weverton, que desta vez não conseguiu defender.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]