• Carregando...
 | /
| Foto: /

Restando nove rodadas para o fim do Brasileirão, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos, os quatro primeiros colocados, estão com a vaga na próxima Libertadores muito bem encaminhada. Mas a briga pelo G6 promete. Cinco times lutam pelas duas vagas restantes para torneio continental: Fluminense, Atlético, Botafogo, Grêmio e Corinthians.

TABELA: Veja como está a classificação da Série A

Confira um guia do G6 com a chance matemática, tabela e trunfo dos concorrentes à Libertadores, além do palpite sobre quais times vão ficar com as vagas.

5º lugar - Fluminense (46 pontos)

Nelson Perez/Fluminense FC

Chance de Libertadores: 64%

A campanha de recuperação no returno credencia time comandado por Levir Culpi a uma vaga para o torneio continental. O ponto forte da equipe é o ataque jovem formado por Gustavo Scarpa, Marcos Junior e Wellington.

Fique de olho

O Tricolor carioca espera poder retornar ao Maracanã na reta final do Nacional, já que o estádio ficou fechado para a Olimpíada Rio-2016.

Aproveitamento em casa: 64,2% (8 v – 3 e – 3 d).

Aproveitamento fora: 42 % (5 v – 4 e – 6 d).

Jogos que faltam

Flamengo (casa), São Paulo (casa), Coritiba (fora), Vitória (casa), Cruzeiro (fora), Atlético (casa), Ponte Preta (casa), Figueirense (fora) e Internacional (casa).

Palpite da Gazeta - Adriano Ribeiro

“Demorou, mas o trabalho de Levir Culpi engrenou no Flu e a equipe vai conseguir a vaga. Entre os concorrente à Libertadores, tem o time mais ‘cascudo’ e um jogador que faz muita diferença. O meia Gustavo Scarpa está entre os melhores do campeonato”

6º lugar - Atlético (45 pontos)

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Chance de Libertadores: 43%

O Furacão aposta tudo na força caseira. O melhor mandante do Nacional não toma conhecimento dos seus rivais na Arena da Baixada. Mas longe de Curitiba o time comandado por Paulo Autuori deixa a desejar.

Fique de olho

O sistema defensivo é a arma rubro-negra. A zaga comandada por Thiago Heleno e pelo goleiro Weverton é a menos vazada do torneio, com 26 gols sofridos.

Aproveitamento em casa: 84,4% de aproveitamento (12 v – 2 e – 1 d)

Aproveitamento fora: 16,6% aproveitamento (2 v – 1 e – 11 d)

Jogos que faltam

Grêmio (fora), Coritiba (casa), América-MG (fora), Cruzeiro (casa), Vitória (fora), Fluminense (fora), Sport (casa), Corinthians (fora) e Flamengo (casa).

Palpite da Gazeta - Adriano Ribeiro

“Paulo Autuori faz um dos melhores trabalhos do Brasileiro, acima da expectativa. Mas o Furacão deve ficar no quase. A equipe é muito forte na Arena, mas o desempenho fora de casa é de time rebaixado. Seis das últimas nove partidas são longe da Baixada, incluído três confrontos diretos diante de Grêmio, Fluminense e Corinthians”.

7º lugar - Botafogo

Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Chance de Libertadores: 47%

Apesar de ter um ponto a menos que o Furacão, o time carioca tem mais chances matemáticas de ir ao torneio continental. A explicação é o número maior de jogos em casa na reta final e a campanha do returno – a terceira melhor da Série A, abaixo apenas de Palmeiras e Flamengo.

Fique de olho

Correndo por fora, o Fogão conquistou seu espaço na tabela. O time já era bem montado por Ricardo Gomes, que deixou o clube para acertar com o São Paulo. Mas a chegada de Jair Ventura guinou a campanha carioca, comandada em campo pelo meia Camilo.

Aproveitamento em casa: 64,2% de aproveitamento (8 v - 3 e - 3 d)

Aproveitamento fora: 37% de aproveitamento (5 v - 2 e - 8 d)

Jogos que faltam

Internacional (casa), Atlético-MG (casa), Santa Cruz (fora), Coritiba (casa), Flamengo (fora), Chapecoense (casa), Palmeiras (fora), Ponte Preta (casa) e Grêmio (fora)

Palpite da Gazeta - Adriano Ribeiro

“De concorrente ao rebaixamento a favorito ao G6. O novato Jair Ventura acertou a equipe alvinegra. A tabela também reserva cinco dos últimos nove jogos em casa para o Botafogo. O clube se deu muito bem ao adotar o Estádio Luso Brasileiro como novo lar e vai se garantir no torneio continental do ano que vem”.

8º lugar - Grêmio

Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA

Chance de Libertadores: 31%

A diretoria gremista aposta no ídolo Renato Gaúcho e na personalidade do treinador para levantar o elenco. O que favorece o Tricolor são os dois confrontos diretos: Atlético e Botafogo, ambos na Arena do Grêmio.

Fique de olho

A grande aposta do time, o atacante Luan, não marca há nove jogos. Desde que o campeão olímpico voltou ao clube gaúcho depois da Rio-2016, balançou a rede apenas uma vez em 11 partidas.

Aproveitamento em casa: 71,4% (9 v - 3 e - 2 d)

Aproveitamento fora: 28,8% (3 v - 4 e - 8 d)

Jogos que faltam

Atlético (casa), Santos (fora), Internacional (casa), Figueirense (fora), Sport (casa), São Paulo (fora), América-MG (casa), Santa Cruz (fora) e Botafogo (casa)

Palpite da Gazeta - Adriano Ribeiro

“Os gaúchos perderam muito desempenho no returno e Renato Gaúcho é pior técnico do que Roger Machado, seu antecessor. Não consigo imaginar uma arrancada nesta reta final de Brasileiro”.

9º lugar - Corinthians

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Chance de Libertadores: 14% 

O técnico Cristóvão Borges ganhou a ingrata missão de substituir Tite, mas fracassou e acabou demitido depois de 18 jogos. Agora, os paulistas são comandados pelo interino Fábio Carille.

Fique de olho

A classificação para a Libertadores é vista como obrigação no Parque São Jorge, ainda mais depois de o G4 virar G6. A aposta de Carille é na velocidade do ataque com Marquinhos Gabriel, Marlone e Romero.

Aproveitamento em casa: 64,4% (8 v - 5 e - 2 d)

Aproveitamento fora: 30,9% (4 v - 1 e - 9)

Jogos que faltam

Santa Cruz (fora), América-MG (casa), Flamengo (fora), Chapecoense (casa), São Paulo (fora), Figueirense (fora), Internacional (casa), Atlético (casa) e Cruzeiro (fora)

Palpite da Gazeta - Adriano Ribeiro

“É o terceiro pior time do returno e não tem atacantes produtivos. Mesmo quando tinha presença cativa no G4, não convencia. Imagine agora...”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]