• Carregando...
Substituto de Manoel, Dráusio comemora o gol da vitória rubro-negra sobre o Grêmio | Emanuel Galafassi / Fotoarena / Folhapress
Substituto de Manoel, Dráusio comemora o gol da vitória rubro-negra sobre o Grêmio| Foto: Emanuel Galafassi / Fotoarena / Folhapress

FICHA TÉCNICA - Veja como foi Atlético 1 x 0 Grêmio

Cumprindo punição pela briga de torcidas na última rodada do ano passado, o Atlético recebeu o Grêmio no Estádio Orlando Scarpeli, em Florianópolis, na tarde deste domingo (20), e estreou com vitória no Brasileirão 2014. Reformulado após a queda na Libertadores, com a saída inclusive dos pilares defensivos Manoel e Weverton, o Furacão marcou seu gol no início e segurou o resultado até o fim.

O gol da vitória foi marcado justamente pelo zagueiro Dráusio, substituto do afastado Manoel, aos 15 minutos do primeiro tempo. Ele aproveitou cobrança de falta do garoto Marcos Guilherme, outra novidade na equipe, no lugar do meia uruguaio Mirabaje. Surpresa no gol, assumindo a vaga de Weverton, que sentou contrariado no banco, Santos não foi muito exigido pelo ataque gremista, mas teve atuação segura.

O Atlético volta a jogar pelo Brasileiro no próximo domingo (27), contra o Vitória, em Salvador. O adversário estreou mal no sábado ao perder por 1 a 0 para o Internacional em Porto Alegre.

O jogo

Além das saídas dos afastados Manoel e Mirabaje, da rescisão de contrato de Adriano Imperador e da ida de Weverton para a reserva, o Atlético não pôde contar com o lateral-direito Sueliton, suspenso. O jovem Mário Sérgio assumiu o seu lugar.

O duelo começou com muita marcação e poucas oportunidades para os dois lados. O Atlético iniciou priorizando a marcação, com o contestado técnico Miguel Ángel Portugal apostando em um meio de campo formado por três volantes - Deivid, João Paulo e Paulinho Dias. Resguardando a defesa, tentava explorar a velocidade do trio de frente formado por Marcos Guilherme, Marcelo e Éderson.

O time gaúcho tocava a bola tentando chegar ao gol de Santos, mas, sofreu com uma tarde pouco inspirada de Zé Roberto e Barcos. Nas chances que criou, geralmente em jogadas pelos flancos, com os laterais Pará e Breno ou o atacante Dudu, chutava para fora ou em cima do goleiro Santos.

Quando o Atlético teve chance, marcou. Aproveitando a bobeira da zaga gremista e a falha do goleiro Busatto - substituto de última hora do lesionado Marcelo Grohe -, Dráusio aproveitou a cobrança de falta de Marcos Guilherme para se antecipar e colocar o Furacão na frente, aos 15 minutos.

Após o gol, o Rubro-Negro se encolheu e passou a explorar ainda mais o contra-ataque. Marcos Guilherme teve boa chance de jogada em velocidade, aos 30 minutos, mas acabou perdendo a bola para Bressan.

Marcelo desperdiçou a melhor oportunidade de ampliar a vantagem. Aos 45 minutos, quando recebeu sozinho na área, em vez de chutar tentou fazer o passe para Marcos Guilherme e mandou muito forte. Pouco antes, o gremista Riveros havia ficado cara a cara com Santos e isolado.

Após o intervalo, o Atlético voltou com a clara proposta de segurar o resultado. Plano que foi reforçado com as substituições de Portugal, especialmente a entrada do lateral-esquerdo Lucas Olaza no lugar do atacante Éderson.

Mesmo com espaço para jogar, porque o Grêmio partia para cima, o Atlético pouco foi ao ataque na segunda etapa. O time gaúcho pressionou muito, porém não criou grandes chances. Na melhor, Ramiro recebeu livre na área e chutou cruzado, mas a bola desviou em Cleberson e saiu. Barcos também teve oportunidade, mas foi travado por Dráusio.

Na base do abafa, o técnico gremista, Enderson Moreira, trocou seu time na tentativa de ocupar o ataque. Os meias Rodriguinho e Everton entraram para dar força ofensiva ao Tricolor, mas as alterações não surtiram efeito. Na base da vontade, o Furacão segurou a pressão e comemorou os três primeiros pontos no campeonato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]