
- Ficha técnica Atlético x Grêmio
- Santos do Atlético é o goleiro da seleção da rodada liderada por Rafael Sóbis
- Dráusio sai da sombra de Manoel com atuação segura e gol da vitória
- Weverton dá a entender que mudança no gol atleticano partiu de cima
- Portugal pede paciência com time jovem e vinda de reforços experientes
Sabia-se de antemão que o Atlético teria algumas mudanças no time titular por causa do afastamento de jogadores após a eliminação da Libertadores. Ninguém imaginava, porém, que o goleiro Weverton uma das principais peças do time desde 2012 seria um dos sacados. Assim, a meta do Rubro-Negro acabou ficando sob a responsabilidade de Santos na estreia do Brasileiro, com vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, ontem, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Mandado para o banco de reservas, o camisa 12 era um dos líderes do grupo; chegou até a ser capitão da equipe. A punição, entretanto, foi menor do que a de outros companheiros, como Manoel, Mirabaje, Zezinho e Fran Mérida, sacados do elenco principal, e de Adriano, liberado.
O "castigo" de Weverton seria uma vontade do presidente Mario Celso Petraglia, segundo deu a entender o goleiro, nas entrelinhas de um desabafo após o jogo. "Há uma hierarquia. O clube gira em torno do futebol, mas o presidente está certo. Ninguém tem de mandar mais do que ele", falou.
"Não estou feliz pela decisão, eu quero jogar. Mas não tenho o que fazer, só trabalhar. Fico triste, mas paciência", complementou o agora arqueiro reserva, que afirmou já ter sido avisado durante a semana de que seria uma opção na suplência de Santos. Ele só não entendeu o motivo. "Foi uma surpresa. Ninguém me explicou quando me colocaram para jogar, assim como não explicaram agora porque me tiraram", completou.
De qualquer forma, o time não sentiu a falta dele. Consequência da boa atuação do jovem Santos, de 23 anos, que foi o arqueiro atleticano no Paranaense do ano passado. Ele não deixou transparecer o nervosismo pelo primeiro jogo como titular na Primeira Divisão no ano passado chegou a substituir o próprio Weverton, que se machucou no jogo contra o Goiás, no Serra Dourada. Não deu sustos e foi um dos destaques da equipe na vitória, com defesas em momentos importantes.
"Fiquei um pouco surpreso com a escalação, mas venho trabalhando para ter essas oportunidades", disse Santos. "Me sinto preparado para ajudar a equipe nesse campeonato, que é difícil. Por isso essa vitória é muito importante para mim e para o time", continuou.
Para o confronto diante do Vitória no próximo domingo, no Estádio de Pituaçu, não se sabe se o treinador vai manter Santos ou se vai promover o retorno de Weverton. A única coisa que adiantou é que pretende manter a base do time que entrou em campo ontem para os jogos seguintes. "Não sou um treinador que pensa em modificar muito a escalação. Vai depender das circunstâncias", despistou Portugal.



