• Carregando...
 | Benett/Gazeta do Povo
| Foto: Benett/Gazeta do Povo

Representantes paranaenses na Série A, Atlético e Coritiba começam a disputa do principal campeonato nacional neste final de semana com algo em comum: a busca por uma vaga na Libertadores de 2018.

O Furacão estreia no domingo (14), contra o Bahia, fora de casa, e o Coxa encerra a primeira rodada na segunda-feira (15), no Couto Pereira, contra o Atlético-GO.

TABELA: Confira os jogos da Série A

Confira os palpites para os jogos da 1ª rodada do Brasileirão

Leia a matéria completa

Se a conquista do título é uma meta utópica para as equipes do estado diante do poderio financeiro dos principais rivais brasileiros, a vaga no maior torneio do continente é algo plausível e pelo qual vale a pena lutar durante as próximas 38 rodadas.

O principal motivo para acreditar está no regulamento. Pela primeira vez os times sabem desde o início do Brasileiro que seis vagas para a Libertadores estarão em jogo. O Atlético, por exemplo, conseguiu chegar em sexto lugar com 50% de aproveitamento e 57 pontos no ano passado. Mas todas as equipes acima do 12.º lugar fizeram mais de 50 pontos, mostrando o equilíbrio da disputa.

O Furacão de 2016 também é exemplo para mostrar que é possível chegar na Libertadores fazendo principalmente uma ótima campanha dentro de casa. No ano passado o Rubro-Negro foi o quarto pior visitante, conquistando apenas 15% dos pontos, mas abocanhou a vaga no torneio internacional por ser o melhor mandante do Brasileiro, com 84% de aproveitamento.

Saiba quanto o Coritiba lucrou com a venda de Juninho para o Palmeiras

Leia a matéria completa

O Atlético, aliás, ainda pode conseguir a vaga sendo campeão da atual Libertadores. Se isso não ocorrer, a equipe já mostrou em 2013 e 2016 que tem capacidade para brigar mais uma vez por isso no Brasileiro.

“Temos jogadores de qualidade, quem está jogando e quem está no banco. O [técnico] Paulo [Autuori] confia em todos e vamos buscar a vitória contra o Bahia”, lembrou o volante Eduardo Henrique, citando a estreia fora de casa.

CARTOLA FC: Dicas de escalações para a rodada de abertura do Brasileiro

No caso do Coritiba, só a disputa na parte de cima da tabela já seria uma novidade, já que nos últimos cinco anos a briga alviverde foi contra o rebaixamento. Mesmo assim, após a conquista do Estadual e a chegada de reforços, o discurso no Alto da Glória é de uma Série A bem diferente.

“Primeiro, vamos pensar em não lutar contra o rebaixamento como foram nos últimos anos. Tenho total confiança de que não vamos passar nem perto disso neste ano”, aposta o goleiro Wilson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]