• Carregando...
Marco Pólo del Nero rebate afirmação do chefe da arbitragem da Fifa: "Não somos levianos" | André Lucas Almeida/Futura Pres
Marco Pólo del Nero rebate afirmação do chefe da arbitragem da Fifa: "Não somos levianos"| Foto: André Lucas Almeida/Futura Pres

O presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, rebateu a Fifa e manifestou nesta quinta-feira (25) apoio ao chefe da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, sobre a polêmica em torno do conceito de "mão na bola" nos jogos do Campeonato Brasileiro.

"Ele [Corrêa] não é leviano", disse. Del Nero respaldou a versão de Corrêa de que os árbitros brasileiros receberam nova orientação da Fifa de que o toque do jogador com a mão (ou o braço) que altere a trajetória da bola seja considerado falta, mesmo que, em determinado lance, ocorra sem a intenção explícita do atleta tocá-la.

"É como o Sérgio Corrêa já falou, e temos os vídeos [da orientação da Fifa], as provas", afirmou Del Nero, na sede da Fifa em Zurique, minutos antes de uma reunião do comitê executivo da entidade.Os vídeos mencionados por Del Nero seriam relacionados a um curso dado pelo uruguaio Jorge Larrionda, instrutor da Fifa, aos árbitros brasileiros.

A polêmica cresceu nesta quarta (24) depois de o chefe de arbitragem da Fifa, o suíço Massimo Busacca, ter negado em Zurique uma nova orientação sobre o tema. Segundo ele, os árbitros e os auxiliares precisam avaliar se o gesto do jogador foi ou não intencional ao interromper a jogada com a mão.

"Há um movimento natural de pular e correr, e isso não é falta. A mão faz parte do corpo,

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo após a declaração de Busacca, o chefe da comissão de arbitragem da CBF reiterou a orientação recebida pela Fifa.

Del Nero disse que não conversou com Busacca sobre o assunto em Zurique.A polêmica ganhou fôlego no domingo (21), quando o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti após o são-paulino Antonio Carlos, em jogo contra o Corinthians, no Itaquerão, tocar com a mão na bola dentro da área.

São-paulinos disseram que o zagueiro não teve intenção de tocar a mão na bola porque o lance foi rápido, e ele não teve tempo de reagir para tirar a mão da trajetória da bola.

No jogo de volta entre Coritiba e Flamengo pela Copa do Brasil também houve polêmica, quando o árbitro Wagner Reway marcou pênalti quando o lateral coxa Norberto encostou o braço na bola, o que teria sido sem intenção, segundo os jogadores alviverdes. O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, chegou a levar uma reclamação formal à CBF contra Reway.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]