• Carregando...
Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, vai acionar a Justiça comum para o time não ser rebaixado | Divulgação Vasco da Gama
Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, vai acionar a Justiça comum para o time não ser rebaixado| Foto: Divulgação Vasco da Gama

Os dirigentes do Vasco e da Portuguesa anunciaram que vão "buscar agora o direito" na Justiça comum após a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Nesta sexta-feira (27), a Portuguesa e o Flamengo foram punidos pelo tribunal com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e André Santos, respectivamente, enquanto o Vasco teve seu pedido negado de impugnar a partida contra o Atlético perdeu por 5 a 1, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo do Vasco com o Furacão na Arena Joinville foi marcada pela briga generalizada entre as torcidas dos dois times.

"Respeitamos a decisão do tribunal, mas não concordamos. O campeonato não vai terminar assim para a Portuguesa", afirmou o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa.

Na próxima semana, os cartolas do clube vão se reunir para definir a estratégia na Justiça comum. O Ministério Público já abriu um inquérito para contestar a mudança no campeonato.

Com a decisão do STJD, a Portuguesa caiu da 12ª para a 17ª colocação com 44 pontos e foi rebaixada para a Série B do Brasileiro. O Vasco permaneceu com o mesmo número de pontos e teve o seu rebaixamento confirmado.

Além de aguardar a decisão do MP, Lupa informou ainda que sócios do clube também vão entrar com ações na Justiça comum pedindo a permanência do clube no Brasileiro de 2014. "Vai ter outro julgamento na Justiça Comum. Tem de prevalecer a Justiça do país. Esse negócio de Fifa, CBF, não existe", acrescentou o dirigente, dizendo que a decisão na verdade será do novo presidente do clube, Ilídio Lico, que assume o cargo no dia 1.º de janeiro.

Vasco

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, deixou o tribunal no centro do Rio afirmando que vai "tomar todas as medidas cabíveis para preservar o direito do torcedor e do clube". "Sem dúvida. Vamos buscar de tudo", respondeu Dinamite ao ser questionado se o clube carioca entrará na Justiça comum para anular a partida contra o Atlético.

Os cariocas alegam que os jogadores não tiveram condição de segurança durante o jogo em Joinville. A partida ficou paralisada por mais de um hora após torcedores dos dois times brigarem na arquibancada.

Também punido com a perda de quatro pontos, o Flamengo, em nota no seu site, lamentou a decisão do STJD sobre o que o clube chamou de "jogo comemorativo" contra o Cruzeiro, pela última rodada do Brasileiro.

Ainda reiterou "total convicção" de que o lateral André Santos tinha condições de atuar, citou pareceres de especialistas e disse que "estudará a possibilidade" de contestar a punição, recorrendo a cortes esportivas internacionais.

A tese não convenceu o presidente do STJD, Flávio Zveiter, que indeferiu por duas vezes o pedido vascaíno. Nesta sexta foi a vez de o Pleno do Tribunal negar a tentativa de anular o jogo. O relator Ronaldo Botelho Piacente votou contra o pedido e foi acompanhado pelos demais auditores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]