Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaense

Teto retrátil da Arena encanta torcedores

Quase fechada, cobertura foi atração na derrota rubro-negra para o Foz, na quinta-feira. Equipamento estará em pleno funcionamento dia 20 de março. Veja fotos

O teto da Arena da Baixada esteve quase totalmente fechado na derrota do Atlético para o Foz. | Hugo Harada/Gazeta
O teto da Arena da Baixada esteve quase totalmente fechado na derrota do Atlético para o Foz. (Foto: Hugo Harada/Gazeta)

O teto retrátil da Arena da Baixada, com 90% da instalação concluída, foi uma das atrações na derrota do Atlético para o Foz do Iguaçu por 1 a 0, na quinta-feira (26). Os torcedores que compareceram à partida já conseguiram ver um avanço considerável na “tampa do caldeirão”, que deve ser finalizada até o dia 20 de março. E tiveram uma ideia de como ficará a cobertura quando concluída.

O teto não ficou totalmente fechado por uma pequena abertura bem no centro do gramado. O engenheiro da Lanik I. AS, César França, explicou que a obra está na fase de automação. Ele explicou o posicionamento das duas metades do teto. “As tampas têm que estar nessa posição para passar o cabeamento, realizar os testes e procedimentos de engenharia”, disse em entrevista à rádio Transamérica nesta sexta-feira (27).

A estrutura móvel, embora fechada, tinha menos da metade das telhas necessárias. Da arquibancada, os torcedores conseguiam ver várias telhas empilhadas prontas para serem colocadas.

Eles também puderam ver a chuva que caiu durante a partida molhar somente parte do gramado.

César França confirmou a entrega do teto pronto, em funcionamento, entre os dias 15 (promessa do vice-presidente Salim Emed) e 20 de março. “Estará 100% concluído”, disse o engenheiro.

Os torcedores atleticanos ficaram impressionados com a estrutura que encontraram. Mesmo por terminar, o teto retrátil impressionou. “Durante o jogo choveu e entrou água, mas é questão de acabamento apenas”, conta o advogado Fábio Manfrin, presente no último jogo na Baixada. “A sensação de estar em um estádio 100% coberto é única. A acústica, o conforto. O fato de ser o único do Brasil dá mais orgulho ainda de ser atleticano”, comentou o torcedor.

“Me emociono a cada ida à Nova Arena. Passa um filme na cabeça de tudo que vivi lá dentro. Mas precisamos melhorar o time urgentemente”, cobra Jacqueline Gontarz , sócia do clube.

No último dia 19, o guindaste que fez o içamento de todas as peças que compõem a pesada estrutura do teto encerrou seus trabalhos e foi retirado da Rua Buenos Aires, liberando a via para o trânsito. Os trabalhos estão concentrados apenas na cobertura do estádio.

O teto retrátil da Arena da Baixada tem toda a armação colocada e boa parte das “telhas” posicionadas. | Hugo Harada/ Gazeta do Povo

1 de 5

O teto retrátil da Arena da Baixada tem toda a armação colocada e boa parte das “telhas” posicionadas.

Apenas uma faixa central do teto, à altura do círculo central do gramado, não ficou fechada. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

2 de 5

Apenas uma faixa central do teto, à altura do círculo central do gramado, não ficou fechada.

Como parte do teto ainda está vazada, a chuva que caiu durante a partida molhou parcialmente o gramado. | Hugo Harada/ Gazeta do Povo

3 de 5

Como parte do teto ainda está vazada, a chuva que caiu durante a partida molhou parcialmente o gramado.

A previsão do Atlético é concluir totalmente o teto retrátil até a segunda quinzena de março. | Hugo Harada/ Gazeta do Povo

4 de 5

A previsão do Atlético é concluir totalmente o teto retrátil até a segunda quinzena de março.

De fora é possível ver o trilho por onde o teto retrátil irá deslizar, de acordo com a necessidade do jogo ou evento que estiver acontecendo. | Antônio More/Gazeta do Povo

5 de 5

De fora é possível ver o trilho por onde o teto retrátil irá deslizar, de acordo com a necessidade do jogo ou evento que estiver acontecendo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.