• Carregando...
Chamado de “Guerreiro” pela torcida do Atlético, João Paulo trocou o CT do Caju pelo CT da Graciosa. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Chamado de “Guerreiro” pela torcida do Atlético, João Paulo trocou o CT do Caju pelo CT da Graciosa.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Com a chegada do atacante Wallyson, reforço regularizado na CBF na última quinta-feira (11), o Coritiba completou um quinteto de ex-atleticanos no atual elenco. São cinco jogadores com passagem no grande rival. Além dos atletas, o técnico Marquinhos Santos é outro que já trabalhou no Rubro-Negro.

Confira abaixo a lista dos “vira-casacas” que estão no Alto da Glória:

Wallyson

Rodolfo Buhrer

O atacante defendeu o Atlético entre 2008 e 2010. No CT do Caju, ficou um longo período apenas treinando, realizando fortalecimento muscular. Ele se tornou titular da equipe em 2009 e conquistou o Paranaense daquele ano com o Rubro-Negro. Wallyson participou de quatro Atletibas, três como titular e um entrando no segundo tempo: não venceu nenhum clássico, com duas derrotas e dois empates.

João Paulo

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Foi uma das contratações que mais chamou atenção no Coritiba em 2015. O volante defendeu o Atlético por três anos, entre 2012 e 2014, e criou uma identificação grande com a torcida rubro-negra, que o batizou de “Guerreiro”. Ele fazia questão de dizer que era torcedor do Furacão desde a infância. Ao chegar no Alviverde, no entanto, o discurso mudou: “Hoje sou coxa-branca”, disse ele após acertar com o Coxa. João Paulo é titular no time de Marquinhos Santos. Na estreia do Coritiba na Copa do Brasil – vitória por 3 a 0 diante do Villa Nova-MG –, ele deu duas assistências para gol.

Vaná

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A ida de Vanderlei para o Santos no início desta temporada abriu espaço para Vaná assumir a titularidade no gol coxa-branca. A história do goleiro no Atlético é nas categorias de base. Vanailson, como era chamado, ficou cinco anos nas categorias inferiores do Furacão e estava no grupo vice-campeão da Copa São Paulo, em 2009. No ano seguinte, porém foi dispensado. Graças a uma indicação do técnico Marquinhos Santos, foi para o Coritiba, onde se profissionalizou em 2011.

Luccas Claro

Henry Milléo/Gazeta do Povo

Outro jogador que passou pelo Atlético na base. O zagueiro chegou a atuar ao lado de Vaná no Rubro-Negro na categoria sub-15. Mas ainda adolescente, aos 16 anos, também foi liberado pelo rival. “Na mudança de categoria, explicaram que não contavam com ele pelo excesso de jogadores no juvenil”, explicou a mãe do jogador, Nilza Claro dos Santos, em entrevista à Gazeta do Povo no ano passado. Em 2009, após uma curta passagem pelo Trieste, ele chegou ao Coritiba. Hoje é titular da equipe.

Paulo Otávio

Brunno Covello/Gazeta do Povo

O lateral-esquerdo de 20 anos também começou na base do Atlético e chegou a atuar no time profissional do Furacão. Em 2012, sob o comando do uruguaio Juan Ramón Carrasco, foi utilizado em sete partidas, mas sempre improvisado -– na lateral direita ou como volante. Em março de 2013, teve o contrato rescindido e logo depois acertou com o Coxa. No Alto da Glória, é reserva de Carlinhos e ainda não ganhou muitas chances.

Marquinhos Santos

Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Marquinhos iniciou a carreira de técnico no Atlético trabalhando com as categorias de base. Foram sete anos do CT do Caju – comandou desde o time infantil até o sub-20 e foi vice-campeão da Copinha em 2009. No mesmo ano, acabou contratado pelo Coritiba. Ele está em sua segunda passagem como treinador da equipe principal alviverde e se tornou um grande carrasco do Atlético. Ele é o comandante com maior aproveitamento em Atletibas: 76,1%, com cinco vitórias, um empate e somente uma derrota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]