• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (14), em seu site oficial, o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2017. Considerada competição amistosa pela entidade, a Primeira Liga ficou de fora do cronograma oficial do ano que vem. O calendário ainda pode sofrer ajustes.

A principal novidade ocorre na Copa do Brasil, cuja final foi antecipada para outubro. Além disso, as fases um e dois do mata-mata terão partidas únicas. O método para definir o mandante desses jogos ainda não foi definido: pode ser escolhido pelo ranking da CBF (o melhor posicionado joga em casa) ou por critério de sorteio.

A publicação da CBF atende aos prazos estabelecidos pelo Estatuto de Defesa do Torcedor e visa a adaptação do calendário nacional às mudanças implementadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em setembro — dentre elas o aumento no número de equipes da Taça Libertadores de 2017. Confira as mudanças.

Pré-temporada

A preparação dos clubes para as competições de 2017 terá 25 dias e será de 4 a 28 de janeiro.

Estaduais

Os estaduais têm início a partir de 29 de janeiro. O último dia para finais é 7 de maio. As disputas locais terão 18 datas, com 15 finais de semana e três partidas de meios de semana. A novidade é que a final foi adiada em uma semana (antes acontecia 30 de abril).

Copa do Brasil

A competição começará em 8 de fevereiro e terminará em 12 de outubro, com 23 datas disponíveis. A fórmula de disputa ainda será detalhada e publicada pela CBF. A entidade adianta que serão oito fases, com as fases um e dois com partidas únicas. Os times que participarão da Libertadores entrarão na fase de oitavas de final. Quem jogar a Sul-Americana poderá jogar a Copa do Brasil desde o início.

Série A

A elite nacional será disputada entre os dias 14 de maio e 3 de dezembro, tendo um total de 38 datas (sendo dez delas no meio da semana). A disputa será paralisada em três datas para jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias.

Séries B, C e D

A Segundona vai de 13 de maio a 25 de novembro, com 38 datas (11 delas em dias de semana). A Série C terá início em 14 de maio e termina em 22 de outubro. E a Série D vai de 21 de maio a 3 de setembro.

Primeira Liga

A exclusão da Primeira Liga do calendário oficial de competições para 2017 foi considerada normal pelo secretário-geral da entidade, Walter Feldman, pelo fato de a disputa ser considerada amistosa. O diretor jurídico da Liga, Eduardo Carlezzo, disse ao site Globoesporte que o grupo analisará o calendário divulgado pela CBF. “Não tínhamos essa expectativa (de entrar no calendário oficial)”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]