• Carregando...
O goleiro Fernando Prass dá início à comemoração do Palmeiras após marcar o gol de pênalti que selou o título. | Jose Patricio/Reuters
O goleiro Fernando Prass dá início à comemoração do Palmeiras após marcar o gol de pênalti que selou o título.| Foto: Jose Patricio/Reuters

Com dois gols de Dudu, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 1 no tempo normal, mas precisou das cobranças de pênaltis na noite desta quarta-feira (2), no Allianz Parque, para conquistar o título da Copa do Brasil.

Nas penalidades, a equipe alviverde conquistou a sua primeira taça na sua nova arena, que teve recorde de público com 39.660 pessoas, ao derrotar o time da Vila Belmiro por 4 a 3. O goleiro Fernando Prass foi o grande destaque na disputa ao defender um chute e decretar a vitória ao concluir a última cobrança.

Desabafo

Autor do último gol nas cobranças de pênaltis, Fernando Prass desabafou logo depois que o jogo contra o Santos terminou. Campeão da Copa do Brasil, o goleiro reclamou da publicação de uma revista que colocou o time do litoral como campeão do torneio. O jogador exaltou o respeito que sua equipe teve durante toda a competição e fez um pedido aos torcedores. “Vou ter que dormir e acordar amanhã de manhã para ter certeza que isso aconteceu. A gente respeitou muito, mas não desrespeitou ninguém. Quero ver quem vai comprar aquela revista, com aquele pôster. Agora eu quero ver. Torcedor do Palmeiras, não compre. Eles são mau caráter”, disse Prass ainda no gramado.

Como o time da Vila Belmiro havia vencido o jogo de ida da decisão por 1 a 0, a equipe alviverde levou a decisão para as cobranças de pênaltis por ter vencido também pela diferença mínima. Ricardo Oliveira descontou para os santistas aos 41/2º, quando os palmeirenses já venciam por 2 a 0.

Com a vitória, o Palmeiras conquistou o terceiro título da competição mata-mata, após ser campeão em 1998 e em 2012. Já o técnico Marcelo Oliveira celebrou sua primeira conquista do torneio, quebrando um longo tabu de três vice-campeonatos: dois com o Coritiba, em 2011 e 2012, e um com o Cruzeiro, em 2014.

“Tinha a ideia de colocar o Prass para bater, mas não sabia se na primeira série ou se seria o primeiro da segunda. Mas eu chamei ele e falei ‘você vai decidir pra gente’. Eu falei isso pra ele. Ele treina faz um tempo já e bate sempre muito forte, bate sempre muito bem”, afirmou o técnico.

“Estou mais feliz ainda de coroar o ano, mesmo com todas as oscilações, fechou muito bem. Abre uma perspectiva, nos fortalece para a próxima temporada. Temos que ajustar o time desde a pré-temporada, pra começar o ano completo”, completou.

Nesta temporada, Palmeiras e Santos já haviam se encontrado seis vezes, com quatro vitórias do Santos e duas do Palmeiras. O duelo também valeu ao time alviverde uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Zé Roberto levanta a taça do tricampeonato palmeirense da Copa do Brasil: festa no Allianz Parque lotado.Jose Patricio/Reuters

O jogo

Desde os primeiros minutos, o jogo foi bastante aberto, com as duas equipes encontrando espaços para contra-atacar. Isso porque os dois times marcavam mal e permitiam ao adversário criar jogadas pelos lados do campo.

Com tri da Copa do Brasil, Palmeiras abre vantagem em títulos nacionais

Leia a matéria completa

Mesmo com todas as dificuldades na saída de bola, o Palmeiras foi melhor no primeiro tempo. Porém, ora errou no último passe ora nas finalizações. Com isso, desperdiçou as melhores chances de abrir o placar antes do intervalo.

Na melhor delas, com menos de 1 minuto, Gabriel Jesus, que viria a ser substituído minutos depois por causa da lesão do ombro do jogo de ida, recebeu passe nas costas da defesa santista e, ao invadir a área, chutou para bela defesa do goleiro Vanderlei.

Palmeirenses desabafam após conquista e lembram provocações de rivais

Leia a matéria completa

Acuado com os avanços dos palmeirenses, o Santos demorou a acertar a marcação e a chegar à grande área adversária. Mas, quando chegou, quase marcou. Aos 7/1º, Marquinhos Gabriel fez bela jogada e chutou cruzado para bela defesa do goleiro Fernando Prass. No rebote, Victor Ferraz finalizou colocado e acertou a trave esquerda do time alviverde.

O Palmeiras continuou com mais posse de bola e presença ofensiva no segundo tempo, apesar de não criar tantas oportunidades como antes. Mesmo assim, chegou ao gol com Dudu, após passe de Robinho, logo aos 11/2º.

Dorival Júnior tentou esboçar uma reação no Santos com a entrada de Geuvânio no lugar de Gabriel. Mas foi Dudu quem marcou o seu segundo gol no confronto e fez 2 a 0, aos 39/2º.

E, quando a torcida palmeirense já comemorava o possível título, Ricardo Oliveira aproveitou cobrança de escanteio e diminuiu para os visitantes, apenas dois minutos mais tarde, levando a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, Marquinhos Gabriel e Gustavo Henrique erraram suas cobranças, enquanto Fernando Prass completou a vitória por 4 a 3 ao acertar o último chute da disputa.

Ficha técnica

PALMEIRAS

Fernando Prass; João Pedro (Lucas Taylor), Vitor Hugo, Jackson e Zé Roberto; Matheus Sales, Arouca e Robinho; Gabriel Jesus (Rafael Marques), Dudu e Lucas Barrios (Cristaldo)

Técnico: Marcelo Oliveira

SANTOS

Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz (Werley), Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia (Paulo Ricardo) e Lucas Lima; Gabriel (Geuvânio), Marquinhos Gabriel e Ricardo Oliveira

Técnico: Dorival Júnior

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)

Renda/Público: R$ 5.336.631,25 / 39.660

Gols: Dudu, aos 11 e aos 39, e Ricardo Oliveira, aos 41 min do 2º tempo

Cartões amarelos: Matheus Sales, João Pedro (P) e Gabriel (S)

Pênaltis: Zé Roberto, Jackson, Cristaldo e Fernando Prass marcam, e Rafael Marques erra para o Palmeiras; Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira fazem, e Marquinhos Gabriel e Gustavo Henrique erram para o Santos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]