• Carregando...
Molde da estátua do ídolo do Coritiba Krüger | Divulgação/
Molde da estátua do ídolo do Coritiba Krüger| Foto: Divulgação/
Molde da estátua do ídolo do Coritiba KrügerDivulgação

Com o molde de barro já pronto, o carioca Edgar Duvivier - que assina as esculturas de Nilton Santos, Jairzinho, Garrincha e Zagallo no Estádio do Engenhão -, começa nos próximos dias a execução da estátua de Dirceu Krüger, ídolo que no dia 20 de fevereiro completa 50 anos de trabalhos ininterruptos prestados ao Coritiba em 2016. A estátua será erguida com financiamento coletivo da torcida alviverde, que já arrecadou 80% do valor necessário no sistema de de crowfuding - via site de arrecadação.

HISTÓRIA - veja 70 fatos que marcaram a carreira de Krüger no Coritiba.

Já foram arrecadados R$ 110 mil do total de R$ 140 mil para erguer o monumento no Couto Pereira, a primeira estátua em homenagem a um jogador no Paraná. A “vaquinha virtual” para homenagear o Flecha Lora se encerra na próxima sexta-feira (29).

Conselheiro do Coxa e um dos organizadores da homenagem a Krüger, Gabriel Zornig afirma que é grande a expectativa pelos últimos dias de mobilização. “A expectativa da comissão está bem boa. A torcida não tinha se engajado muito na questão mas, por algum motivo, em janeiro deu um salto importante. O torcedor percebeu que se ele não comprasse a ideia, não ia sair nada”, revelou.

Alceni Guerra, vice-presidente do Coritiba, chegou a acenar com a possibilidade de o clube ajudar na arrecadação coletiva, doando no último dia de campanha o valor restante para complementar o montante total, como havia declarado ao jornal Tribuna do Paraná semana passada. Porém, Alceni conta que foi procurado por conselheiros que afirmaram que a doação oficial do clube não foi aprovada pelo Conselho Deliberativo.

“Falei aquilo de boa vontade, mas depois fui contraditado, porque o conselho tomou a decisão de que o projeto seria exclusivo da torcida, que não poderia haver contribuição do clube. Não tinha a informação, mas a decisão é soberana. Vamos colaborar como podemos, mas só como pessoa física”, revelou o dirigente.

Molde da estátua do ídolo do Coritiba KrügerDivulgação

Zornig afirma que, apesar de não ter desembolsado dinheiro no projeto, o Coritiba tem ajudado da maneira que pode para que a estátua de Krüger se torne realidade. “A ajuda institucional que o Coritiba tem prestado também é muito importante. Foi permitido o uso do escudo oficial, por exemplo, para usarmos na estátua e nos produtos que fizemos para levantar a arrecadação, como a camisa retrô”, conta. Um dos prêmios aos torcedores que colaborarem com o projeto será uma camisa do Coxa no modelo da década de 70, quando Krüger jogava.

Como colaborar

O torcedor que quiser colaborar, pode procurar a página do movimento na rede social ou acessar diretamente a plataforma de arrecadação no endereço comecaki.com.br/estatuakruger. As doações estão abertas até esta sexta-feira (29) e, caso o valor não seja atingido, o dinheiro da doação será devolvido.

“Mesmo com o aumento de participação, muito pouca gente no universo de torcedores participou. Ajudem, porque vai ser uma homenagem bonita e nós seremos a primeira torcida do Brasil a fazer uma homenagem dessa forma”, concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]